Experimento realizado por cientistas no Alasca pode ajudar a desvendar outros tipos de inteligência
Cientistas americanos conseguiram conversar com uma baleia jubarte em seu próprio idioma. Segundo eles, isso poderia ajudar humanos a se comunicar com alienígenas um dia. Pesquisadores da UC Davis, da Alaska Whale Foundation e do Instituto SETI registraram uma “interação acústica (e comportamental) intencional entre humanos e baleias”
O estudo foi publicado na revista científica PeerJ e descreve a experiência com uma baleia jubarte fêmea adulta, conhecida como Twain, no sudeste do Alasca. Os cientistas realizaram “chamadas de contato” — o que seria equivalente a uma saudação humana — respondidas durante 20 minutos por Twain.
De acordo com os pesquisadores, o comportamento da baleia pode ser semelhante à forma como espécies alienígenas tentariam procurar a humanidade. Autora do artigo e professora de veterinária na UC Davis, Brenda McCowan, explicou que, ao estudar as diversas inteligências deste planetas, é possível entender melhor como seria uma inteligência alienígena, porque “não será exatamente como a nossa”.
Veja também

SE O SEXO NÃO ACABOU EM ORGASMO, SIGNIFICA QUE ELE FOI RUIM?
É mais fácil quebrar o pênis durante o sexo no Natal, diz estudo
Brenda afirmou, ainda, que o experimento foi a “primeira troca comunicativa entre humanos e baleias na ‘linguagem’ jubarte”. Para a realização do estudo, um alto-falante subaquático tocou o “chamado de contato”, que fez com que Twain se aproximasse e circulasse o barco da equipe. A baleia respondeu todos os chamados e correspondeu às variações de intervalo entre cada sinal.
À publicação americana Business Insider, Brenda explicou que essa retribuição sugere que Twain “estava envolvida em um troca intencional”.Se os cientistas esperassem 10 segundos antes de retornar uma chamada para Twain, ela, por sua vez, esperaria 10 segundos antes deresponder.Junto ao Alaska Whale Foundation, o Instituto SETI desenvolve “filtros inteligentes” para auxiliar na busca por inteligência extraterrestre. Segundo Fred Sharpe, coautor e pesquisador das baleias jubarte, a espécie tem sistemas sociais complexos e, por isso, se comunicam a partir dos chamados sociais.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Os cientistas querem realizar estudos semelhantes com outros animais inteligentes na Terra, como os golfinhos, e espécies altamente sociais como suricatos e elefantes.Laurance Doyle, pesquisador do SETI e também coautor do estudo, acredita que extraterrestres estariam interessados ??em fazer contato e atingir os receptores humanos, da mesma forma que Twain respondeu ao chamado de contato dos cientistas.
Fonte: Fatos Desconhecidos