Mais de 62 mil pessoas tiveram que deixar suas casas
Os socorristas japoneses lutaram contra o relógio e poderosos tremores secundários na terça-feira para encontrar sobreviventes de um terremoto no Dia de Ano Novo que matou pelo menos 48 pessoas e causou destruição generalizada.
O terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu a província de Ishikawa na ilha principal de Honshu desencadeou ondas de tsunami com mais de um metro de altura, derrubou casas, causou um grande incêndio e rasgou estradas.
Na Península de Noto, a destruição incluiu edifícios danificados pelo fogo, casas niveladas, barcos de pesca afundados ou arrastados para a costa e estradas atingidas por deslizamentos de terra.
Veja também

Líder da oposição sul-coreana é esfaqueado no pescoço
Maduro diz não saber se será candidato à Presidência da Venezuela em 2024
"Fico surpresa que a casa esteja tão danificada e que todos na minha família tenham conseguido sair ilesos", disse Akiko, parada do lado de fora da inclinada casa de seus pais na cidade gravemente atingida de Wajima.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/1/X/yv3t9kTkiZCFGQIqueAQ/349b4rn-preview.jpg)
Edifícios ficaram gravemente danificados ao longo de uma rua
na cidade de Wajima, no Japão, em 1º de janeiro de 2024,
após um terremoto com magnitude de 7,5
A forma como 2024 começou "ficará gravada na minha memória para sempre", disse ela à AFP depois do que chamou de terremoto "longo e violento" na segunda-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/Z/I/daWQqNTcqpUQ31D4jPzQ/105418365-this-aerial-photo-shows-buildings-burning-in-the-city-of-wajima-ishikawa-prefecture-on-jan.jpg)
Terremoto causou um gigantesco incêndio na área do porto
de Wajima, onde um prédio de sete andares desabou
As imagens aéreas mostraram a escala aterrorizante de um incêndio que se espalhou pela antiga área de mercado de Wajima, onde um prédio comercial de sete andares também desabou. Os danos do terremoto dificultaram os esforços de resgate para apagar o incêndio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/I/L/kvsQwXSFAiiwhyGSXl8w/105421783-damaged-houses-including-one-totally-collapsed-c-are-pictured-along-a-street-in-wajima-ish.jpg)
As advertências de ondas muito maiores se mostraram infundadas
e, na terça-feira, o Japão suspendeu todos os alertas de tsunami
(Fotos: Reprodução)
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Quase 33.000 domicílios estavam sem energia na região, que viu as temperaturas chegarem perto de congelamento durante a noite, disse o provedor local de energia. Muitas cidades estavam sem água corrente.
Fonte: O Gobo