NOTÍCIAS
Internacional
Terremoto no Japão deixa ao menos 48 mortos
Foto: Reprodução

Mais de 62 mil pessoas tiveram que deixar suas casas

Os socorristas japoneses lutaram contra o relógio e poderosos tremores secundários na terça-feira para encontrar sobreviventes de um terremoto no Dia de Ano Novo que matou pelo menos 48 pessoas e causou destruição generalizada.


O terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu a província de Ishikawa na ilha principal de Honshu desencadeou ondas de tsunami com mais de um metro de altura, derrubou casas, causou um grande incêndio e rasgou estradas.


Na Península de Noto, a destruição incluiu edifícios danificados pelo fogo, casas niveladas, barcos de pesca afundados ou arrastados para a costa e estradas atingidas por deslizamentos de terra.

 

Veja também 

 

Líder da oposição sul-coreana é esfaqueado no pescoço

 

Maduro diz não saber se será candidato à Presidência da Venezuela em 2024


"Fico surpresa que a casa esteja tão danificada e que todos na minha família tenham conseguido sair ilesos", disse Akiko, parada do lado de fora da inclinada casa de seus pais na cidade gravemente atingida de Wajima.

 

Edifícios ficaram gravemente danificados ao longo de uma rua na cidade de Wajima, no Japão, em 1º de janeiro de 2024, após um terremoto com magnitude de 7,5 — Foto: YUSUKE FUKUHARA Yomiuri Shimbun / AFP

Edifícios ficaram gravemente danificados ao longo de uma rua 

na cidade de Wajima, no Japão, em 1º de janeiro de 2024,

após um terremoto com magnitude de 7,5

 

A forma como 2024 começou "ficará gravada na minha memória para sempre", disse ela à AFP depois do que chamou de terremoto "longo e violento" na segunda-feira.

 

Terremoto causou um gigantesco incêndio na área do porto de Wajima, onde um prédio de sete andares desabou — Foto: Yomiuri Shimbun / AFP

Terremoto causou um gigantesco incêndio na área do porto 

de Wajima, onde um prédio de sete andares desabou

 

As imagens aéreas mostraram a escala aterrorizante de um incêndio que se espalhou pela antiga área de mercado de Wajima, onde um prédio comercial de sete andares também desabou. Os danos do terremoto dificultaram os esforços de resgate para apagar o incêndio.

 

Casas destruídas em Wajima, região central do Japão — Foto: FRED MERY

As advertências de ondas muito maiores se mostraram infundadas

e, na terça-feira, o Japão suspendeu todos os alertas de tsunami

(Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram  

 

Quase 33.000 domicílios estavam sem energia na região, que viu as temperaturas chegarem perto de congelamento durante a noite, disse o provedor local de energia. Muitas cidades estavam sem água corrente. 

 

Fonte: O Gobo

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.