NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Tour do 'Vivendo o Nosso Centro' conta com três exposições em cartaz
Foto: João Viana / Semcom

Os participantes do roteiro “Vivendo o Nosso Centro”, realizado pela Prefeitura de Manaus, pelo centro histórico da capital, aos sábados, agora contam com duas atrações adicionais, a “Chão Velho” e a “3ª Mostra de Arte Indígena: Minha História”, durante o tour de educação patrimonial promovido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) dentro do programa “Nosso Centro”.

 

Com a inclusão do casario sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizada nos números 13 a 17 da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital, os participantes do roteiro vão conferir a mostra “Chão Velho”, no hall da superintendência.

 

Produzida pela arquiteta e urbanista Clissia Monteiro e com curadoria de Selma Carvalho, “Chão Velho” apresenta os clássicos ladrilhos hidráulicos que compõem pisos de diversas edificações do centro de Manaus, levando o espectador a fazer uma viagem do presente ao passado.

 

Veja também

 

'Vivendo o Nosso Centro' leva segunda turma para roteiro na área de revitalização da Prefeitura de Manaus

 

Prefeitura prepara primeira visita in loco com grupo para o 'Vivendo o Nosso Centro' no próximo sábado (12/08)

 

 

Nas imagens, há pisos desde o Hospital Beneficente Portuguesa até a Santa Casa de Misericórdia, da igreja Nossa Senhora dos Remédios ao Armarinho Montemurro.

 

O circuito passa por edificações, bens tombados, praças e ruas, em um tour montado por técnicos do Implurb, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do centro histórico de Manaus.

 

Outra parada do “Vivendo o Nosso Centro”, o Palácio Rio Branco, está em cartaz com a “3ª Mostra de Arte Indígena: Minha História”, marcando o início das comemorações do 354º aniversário de Manaus, e poderá ser conferida pelos participantes do tour.

 

A mostra é uma realização da Manauscult e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), reunindo 36 obras de artes de 18 artistas indígenas moradores de Manaus e convidados, formando um conjunto de pinturas de telas, marchetaria, arte digital, moda e artesanato.

 

A gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, lembrou que as visitas estão mais consolidadas e com diversidade de público e formação.

 

“O conhecimento consciente de uma sociedade quanto ao seu patrimônio cultural, arquitetônico, arqueológico e paisagístico, são vitais para o fortalecimento e a consciência em prol da preservação.

 

O 'Vivendo o Nosso Centro' ganha em quórum e vem cumprindo o papel de educação patrimonial, com fortalecimento das parcerias institucionais”.

 

ROTEIRO

 

Fotos:João Viana / Semcom


No Museu da Cidade de Manaus (Muma), parada do tour, os visitantes conhecem o programa “Nosso Centro”, com a mostra “Vivendo o Nosso Centro”, exposta no hall do espaço, que também pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20 (encerra 17h). No Muma, a visita é mediada pelo diretor do museu, Leonardo Novellino.

 

O tour tem edições previstas até novembro deste ano, sempre aos sábados. Partindo da praça Dom Pedro II, o circuito visita pontos do centro de Manaus escolhidos a partir de critérios patrimonial, histórico e arquitetônico.

 

Para participar, é preciso se inscrever previamente por meio do link disponibilizado 10 dias antes de cada sábado, no perfil do Instagram do Implurb. O próximo link será aberto no dia 18, para a visita de 28 de outubro. Em novembro haverá tour nas datas de 11 e 25.

 

“E a nossa interação com os programas de educação patrimonial desenvolvidos pelas secretarias municipais tende a reforçar esse espírito, de que a nossa casa possa servir como um ambiente do diálogo, da divulgação e do fomento da valorização do patrimônio cultural”, comentou a superintendente do Iphan-AM, Beatriz Calheiro.

 

O circuito “Vivendo o Nosso Centro” inicia na praça Dom Pedro II, seguindo para o Museu da Cidade, no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos.

 

Na sequência, o grupo faz uma passagem pelas obras do "Nosso Centro", lançadas pelo prefeito David Almeida, que serão entregues em dezembro deste ano: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. O tour segue pela travessa Carolina e para o Palácio Rio Branco, finalizando na sede do Iphan-AM.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Próximas datas (sempre aos sábados)



14 de outubro (vagas esgotadas)
28 de outubro
11 de novembro
25 de novembro
 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.