Fenômeno tsunami meteorológico aconteceu na tarde deste sábado (11/11) na cidade de Laguna, em Santa Catarina
Um tsunami meteorológico arrastou diversos carros para dentro do mar na praia do Cardoso, na cidade de Laguna, em Santa Catarina, na tarde deste sábado (11/11). O avanço das ondas causou prejuízos e assustou moradores e turistas da região.
De acordo com informações da Defesa Civil, o tsunami meteorológico atingiu a praia em um momento sem previsão de mar agitado ou alagamentos costeiro. Inclusive, durante o avanço da onda a maré estava baixando. Uma situação parecida já aconteceu em Laguna, em 2016, quando as ondas chegaram a três metros de altura.
— Pegou em uns 10 carros, estragou bem. Eles boiaram na maré. Foi coisa de segundos. Agora vem o prejuízo, perdas pessoais, é uma loucura. Dá medo, criança saindo correndo, arrastada pela maré — lamenta.
Veja também

Fachin vota por rejeitar mais uma denúncia contra Gleisi Hoffmann
Marinha e Polícia Federal encontram 2 toneladas de haxixe em veleiro na Bahia
Nas imagens de vídeos gravados por banhistas, é possível ver diversos carros na areia e próximos do mar. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil trabalham no local.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno aconteceu quando as linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam agitando as águas da plataforma continental, deixando a velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, gerando uma “sintonia” entre a atmosfera e o oceano.
Desta forma, a altura da onda é amplificada e em direção à costa pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em um curto período de tempo, o que provoca uma subida rápida de maré, ressaca e inundações costeiras.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
O alcance da inundação depende da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, a inundação pode alcançar centenas de metros nas áreas costeiras.
Fonte: Metropóles
VEJA VÍDEO