A vacina será testada em países europeus, entenda mais detalhes.
Milhares de pacientes com câncer no Reino Unido terão acesso a uma série de ensaios clínicos para um novo tratamento que utiliza vacinas personalizadas no combate à doença. Até o momento, 30 hospitais já se inscreveram na Plataforma de Lançamento de Vacinas contra o Câncer , que visa conectar os pacientes aos próximos testes clínicos.
Essas vacinas utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma presente em algumas vacinas contra a covid-19, e são desenvolvidas para treinar o sistema imunológico a reconhecer e eliminar células cancerígenas, diminuindo o risco de recorrência.
Veja também

Setembro Dourado: Campanha do Hemoam, Gacc-AM e Grupo Raio de Sol alerta sobre câncer infantojuvenil
Paraty sedia evento sobre saber científico e tradicional para a saúde
LOCAIS DE TESTE
Pacientes da Alemanha, Bélgica, Espanha e Suécia também serão recrutados para os ensaios clínicos, onde poderão receber até 15 doses da vacina personalizada. Elliot Pfebve, de 55 anos, é o primeiro paciente na Inglaterra a ser tratado com uma vacina personalizada contra o câncer de cólon. Após passar por cirurgia e sessões de quimioterapia, ele recebeu a vacina no Hospital Queen Elizabeth, localizado em Birmingham, no norte da Inglaterra.
"Estou emocionado. Pesquisei um pouco sobre o teste do tratamento. Se for bem-sucedido, será um grande avanço médico", diz eleNormalmente, as vacinas são desenvolvidas com o objetivo de prevenir enfermidades . No entanto, as vacinas contra o câncer são projetadas para atuar como tratamento, sendo administradas após o diagnóstico da doença.
Assim como nas vacinas tradicionais, essas vacinas ensinam o sistema imunológico a identificar um alvo, que, neste caso, é o câncer do paciente. No caso de Elliot, seu tumor foi enviado aos laboratórios da BioNTech na Alemanha, onde até 20 mutações específicas foram detectadas.
:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/x720/12903266.jpg)
Foto: Reprodução
A partir dessas mutações, uma vacina de mRNA foi desenvolvida, contendo instruções para que as células de Elliot produzissem proteínas mutantes exclusivas de seu câncer. A vacina age como um "cartaz de procurado", revelando as células cancerígenas que costumam se esconder no corpo. O objetivo é que o sistema imunológico elimine qualquer resquício de câncer, aumentando a chance de cura.
OTIMISMO E PREVISÃO DE CONCLUSÃO
Esse é apenas o início, e apesar do grande otimismo sobre o potencial das vacinas de mRNA no combate ao câncer, elas ainda estão em fase experimental, sendo acessíveis apenas por meio de ensaios clínicos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A pesquisa está prevista para ser concluída em 2027. Há a expectativa de que essas vacinas provoquem menos efeitos colaterais em comparação com a quimioterapia tradicional.
Fonte: Saúde em Dia