19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
22/07/2019

22 de julho é o Dia Mundial do Cérebro: Saiba como mantê-lo saudável

Foto: Reprodução

Com atividades estimulantes, é possível melhorar a memória, concentração, raciocínio e criatividade, além de manter a qualidade de vida em todas as idades

No dia 22 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Cérebro, de acordo com a World Federation Of Neurology. Assim como cuidamos da saúde do nosso corpo, você já parou para pensar em como cuidar do seu cérebro para garantir mais qualidade de vida?

 

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!).

 

Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

 

 Veja também


Bebê nasce com 'três cabeças' e pai tenta enterrá-lo vivo por medo, na Índia. VEJA FOTOS


Após flagrar traição, esposa obriga o marido a desfilar nu em cima de carro para receber o seu perdão. VEJA FOTOS E VÍDEO

 

No Método Supera, primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil, os alunos são desafiados de forma contínua, com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, ativando as conexões entre os neurônios e garantindo mais performance escolar e profissional; além de trazer qualidade de vida e bem-estar.

 

“A ginástica para o cérebro ativa as conexões entre os neurônios, que nós chamamos de sinapses. Assim, conquistamos uma rede de neurônios mais forte e robusta, fazendo com que as habilidades sejam desenvolvidas com base no conceito de neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com estímulos”, comenta Solange Jacob, diretora acadêmica nacional da rede de academia de ginástica para o cérebro Método Supera.

 

Mas como funciona a ginástica para o cérebro? Para exemplificar, podemos traçar um paralelo com uma academia para o corpo. No metodo, os halteres dão lugar ao ábaco, principal ferramenta do curso que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com o aprendizado, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora.

 

E as atividades aeróbicas? Em uma academia de ginástica para o cérebro, elas ganham outro nome: as neuróbicas. São atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, criando e fortalecendo novas conexões neurais. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho...

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook,Twitter e no Instagram. 

 

Além disso, em uma academia para o cérebro, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento, capacidade para resolver problemas e autoconfiança.

 

As apostilas com exercícios exclusivos de raciocínio lógico e as dinâmicas em grupo também fazem parte das aulas da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz na estimulação cerebral.

 

A prática desenvolve as principais habilidades cognitivas e socioemocionais, proporcionando melhor performance, trazendo benefícios para a rotina, cultivando a memória e até ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento naturais do ser humano – como os primeiros sintomas do Alzheimer, por exemplo.

 

A manutenção do nosso corpo de maneira saudável e adequada só ocorre quando nossa saúde mental está em dia. Que tal todos nós garantirmos saúde também para o principal órgão do nosso corpo? A prática de atividades cognitivas, como a ginástica cerebral, uma alimentação balanceada, ingestão de água, a prática de exercícios físicos e uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida ao nosso cérebro. 

 

Supera

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.