16 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/05/2024

4 frutas com pouquíssimas calorias para comer à noite e emagrecer

Foto: Reprodução

Frutas como o kiwi e o melão são boas pedidas para comer à noite se o seu desejo é emagrecer e fazer déficit calórico

Jejum intermitente, restrição calórica, dieta cetogênica e low carb… Independentemente de qual a maneira que você fará para chegar lá, o déficit calórico é fundamental para perder peso.No entanto, ao adotar uma reeducação alimentar, alguns comportamentos devem ser respeitados, já que as particularidades biológicas e metabólicas também influenciam nesse processo.

 

Ainda que você faça restrição calórica, estudos recentes apontam um outro detalhe que deve ser respeitado: evitar comer tarde. Publicado no periódico Clinical Nutritional, um estudo mostrou que quase 60% dos adultos dos Estados Unidos acham normal comer depois das 21h.No entanto, além de alterar diversos processos metabólicos, jantar tarde da noite ainda pode atrapalhar o sono.

 

Devido à interação complexa entre o relógio metabólico, o metabolismo glicêmico e a regulação do apetite, o costume de jantar tarde pode causar problemas nos ritmos circadianos do corpo, afetando a secreção hormonal da insulina, grelina, leptina e melatonina.Porém, isso não quer dizer que seja proibido comer à noite, mas sim que as calorias da dieta devem ser mais distribuídas ao longo do dia.Comer frutas à noite, quando de forma equilibrada, não fará mal, por serem alimentos cheios de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e compostos químicos muito benéficos à saúde.

 

Veja também 

 

Descubra um tubérculo barato que ajuda no controle do colesterol

 

Seminário de Qualidade Lean e Saúde 4.0 é realizado com apoio do Governo do Amazonas

Para evitar o excesso calórico e, principalmente, a alta ingestão de carboidratos, basta saber selecionar quais opções podem ser boas nesse momento. Enquanto algumas frutas contam com uma maior densidade calórica, a exemplo de caqui, frutas secas, jaca e banana, outras contêm alto teor de água e são baixas em calorias, representando alternativas perfeitas para esse momento.Dessa forma, selecionamos algumas opções para você considerar:

 

1. BERRIES E FRUTAS VERMELHAS 

 

8 alimentos que ajudam a emagrecer e a manter a forma

 

Frutas como goji berry, blueberry (ou mirtilo), morango, amoras e framboesas são excelentes opções para um lanche noturno pois contam com poucas calorias. Para ter uma ideia, em 100 g essas frutas contam com apenas 50 calorias e alto teor de antioxidantes e vitamina C.

 

2. MELÃO

 

Melão - Utilização e o Cultivo do Melão - Brasil Escola

 

O melão é composto basicamente por água. Assim, é uma fruta que pode ser consumida sem grandes preocupações quanto às calorias. 100 g da fruta do tipo cantaloupe oferece apenas 34 calorias,e uma alta quantidade de minerais.

 

3. MAÇÃ

 

É verdade que maçã abre o apetite? Confira opinião de uma nutricionista -  TAEQ | TAEQ

 

Quando o assunto é emagrecimento, a maçã é uma boa pedida não apenas por não oferecer muitas calorias. Ela contém uma substância conhecida como ácido acético que ajuda no controle da glicemia e do colesterol.Consumir uma maçã antes das refeições ainda foi uma forma apontada de melhorar a saciedade e controlar o açúcar sanguíneo. Uma unidade média da fruta contém apenas 72 calorias, representando uma boa opção para esse momento.


4. KIWI

 

Cardápio para emagrecer com kiwi (semana 6, quarta-feira): Receita, Como  Fazer e Ingredientes

Fotos: Reprodução

 

Rica em nutrientes, dois kiwis oferecem cerca de 92 calorias e 4,6 g de fibras. A boa nova é que a fruta chega a oferecer o dobro de vitamina C em relação à laranja.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além disso, ela pode ser uma excelente aliada ao sono pois, de acordo com uma investigação publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 2 kiwis foram suficientes para reduzir em 35% o tempo que os adultos levaram para adormecer. O estudo ainda atestou que eles dormiam cerca de 13% mais tempo e 5% melhor do que antes.
 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.