08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
18/02/2024

4R's da comunicação e sua aplicação no marketing digital

Foto: Reprodução

Pensar Fora da caixa talvez seja enxergar os outros pilares da comunicação que são off-line, diz Júnia Braun, CEO da Braun Comunicação

É inegável o poder e o impacto do marketing digital para o desenvolvimento e a divulgação de empresas e profissionais de absolutamente todas as áreas. O uso da comunicação por meio das redes sociais tem um alcance cada vez maior. Esse trabalho, quando feito de forma estratégica, gera resultados satisfatórios, é o que mostram pesquisas do setor.


Recentemente foi divulgada a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, desenvolvida pelas empresas Mundo do Marketing, Vendas B2B, Resultados Digitais e Marketing e Rock Content, que mostrou que 94% das empresas investem e acreditam em estratégias de marketing digital para crescer.

 

O estudo foi feito no ano passado e ouviu representantes de diversas áreas. Segundo a pesquisa, 50,9% das empresas reservam uma verba de até 2% do faturamento para ações de marketing e 17,5% destinam um valor maior, até 4% para essas ações.

 

Veja também

 

Lei dos Serviços Digitais começa a valer na União Europeia

 

Como a indústria da carne cultivada em laboratório está sendo boicotada


Com os holofotes voltados para o cenário digital, outras ações de comunicação podem ficar negligenciadas, o que impacta na experiência entre as marcas e seu público. As estratégias de marketing aumentam as expectativas e geram muitas oportunidades de conexão, por isso é importante cuidar de outros importantes pilares da comunicação.

 

Um exemplo simples e prático que podemos usar para ilustrar seria um restaurante, que concentra 100% de sua estratégia em comunicação somente nas redes sociais. São publicados anúncios atrativos, um conteúdo rico em imagens e/ou vídeos que fomentam o desejo do consumidor em conhecer o estabelecimento.

 

Porém, chegando lá, para viver toda aquela expectativa gerada pelo marketing do restaurante, o cliente encontra uma equipe despreparada, que não sabe descrever os pratos ou tirar dúvidas sobre o cardápio, não tem boa vontade, simpatia, ou seja, todo o trabalho investido no cenário digital foi em vão.

 

Esse cliente se decepcionou. Ele, muito provavelmente, não voltará. Não indicará o restaurante. Ele poderá usar as próprias redes digitais que o “seduziram” até o local para relatar sua experiência com outros internautas.

 

Investir nos 4R’s da comunicação (Relacionamento, Rede de Contatos, Ranking, Reputação) pode ampliar as chances de crescimento e evolução de forma 360º para as empresas e empreendedores.


Invista nos relacionamentos, estabeleça sempre uma conexão saudável com pessoas agregadoras, que possuem sinergia com o seu negócio e área de atuação, troque conhecimento, o poder do networking também aumenta sua visibilidade e a possibilidade de novos negócios.

 

Diferente dos relacionamentos, que são pessoas que interagimos constantemente, é importante ter um mailing, uma rede de contatos rica e sempre atualizada. Seus clientes, fornecedores e empresas parceiras precisam sempre ter notícias sobre você. Uma frase que nunca perde o seu valor é “quem não é visto, não é lembrado”.

 

Estudar o momento atual de sua empresa e de sua carreira é muito importante para se definir um ranking de forma realista. Onde você está hoje e onde você quer estar? Onde quer chegar? As respostas para essas perguntas são essenciais para traçar metas rumo ao crescimento e expansão de uma marca.

 

Reputação. Esse, com certeza é o “R” que merece mais atenção. É o mais desafiador para todo e qualquer empreendedor. O caminho é longo e buscar atalhos nem sempre é a melhor opção.

 

A reputação envolve experiências positivas e como soube lidar com as negativas, tradição e ousadia, expectativa e realidade. Aqui é onde mostramos o quão importante é humanizar as relações. O digital já faz parte de nós há muito tempo, e assim será, provavelmente para todo o sempre. Mas, a comunicação é muito poderosa e vai além do ambiente virtual.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Pensar “fora da caixa” hoje, talvez seja enxergar os outros pilares da comunicação que são off-line. Será que uma mensagem em um aplicativo de conversa ou uma frase de impacto em um post de alguma rede social substitui o calor de um abraço? Um sorriso visto ao vivo? É sobre isso. E nem toda comunicação fica no digital. Acredite.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.