26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
11/07/2022

5 ingredientes estranhos em produtos comuns do supermercado

Foto: Reprodução

Nem todo mundo tem o hábito de ler os ingredientes nos rótulos dos produtos que compra no supermercado.

 

Se fizesse isso, provavelmente teria boas surpresas. Descubra neste texto 5 elementos que você nem imaginaria que estão no seu cardápio diário ou na sua higiene.

 

Veja também

 

O câncer em uma lata: este é um dos alimentos mais tóxicos e que quase todos consomem e nunca ninguém contou

 

Quais partes do corpo são mais e menos doloridas para se tatuar?

 

1. GESSO NA PASTA DE DENTE

 

Muitos cremes dentais têm como componente o gesso, que é produzido a partir do mineral gipsita, bastante abundante na natureza. Além disso, o gesso também costuma ser adicionado em alguns enlatados e em sorvetes.

 

Por incrível que pareça, sim, você já comeu pedra. Isto ocorre porque o gesso é um mineral muito versátil e totalmente seguro para a ingestão. Quando você lê "cálcio adicionado" no rótulo, provavelmente tem a ver com o acréscimo de gesso.

 

Além disso, vale lembrar que o gesso tem muitas outras funções: é usado da fabricação da cerveja, para retirar sujeira de rios e lagoas e, claro, para ajeitar as paredes das casas.

 

2. SILICONE NA COMIDA

 

O dimetilpolissiloxano é uma forma de silicone usado em muitos restaurantes fast food como um ingrediente que evita a formação de espuma na comida. Ele também é empregado em brinquedos (naquelas "geleias" tipo slime) e na fabricação de adesivos, lubrificantes e cosméticos.

 

Nos Estados Unidos, a Food & Drug Administration, agência federal que regula os alimentos e os remédios, aprovou o uso desta substância na alimentação em 1998. Em seguida, ela passou a ser usada em comidas como nuggets de frango, purê de batata e batatas fritas.

 

Mas se você não é fã de fast food, pode ser que esteja consumindo silicone em outros lugares. Ele também é encontrado em alguns vinagres, chicletes, chocolates e óleos de cozinha.

 

3. ALGAS MARINHAS NO ACHOCOLATADO

 

Estranho imaginar isso, mas aquele leite com chocolate que as crianças gostam tanto tem um pouquinho da alga na fórmula. Os achocolatados, os sorvetes, os pudins e os iogurtes costumam ter carragenina, um pó feito com algas vermelhas.

 

Esta substância serve para fazer com que os ingredientes consigam se ligar sem o acréscimo de calorias ou gorduras totais na receita.

 

 

4. GRAXA DE OVELHA EM CEREAIS

 

Aquele cereal matinal que muita gente gosta pode ter um subproduto da ovelha — mais especificamente, uma graxa tirada de sua lã. É a conhecida lanolina, um óleo natural bem denso que ajuda a proteger o animal no frio.

 

Ela é, por conta disso, um isolante e é rica em vitamina D. Costuma ser usada também em fórmulas que substituem o leite, em margarinas e em iogurtes. A lanolina é tão segura que também é empregada em cremes usados por lactantes nos mamilos machucados — ou seja, podem ser consumidos por bebês sem causar problemas.

 

O único detalhe é que, quando um produto possui lanolina, ele deixa de ser vegano, pois este é um ingrediente derivado de animais.

 

5. PLÁSTICO EM PÃES

 

A azodicarbonamida é uma substância que serve principalmente para dar a elasticidade nos plásticos, mas que também é usada, em alguns lugares, na fabricação de pães, pizzas e doces. Ela é um agente branqueador e oxidante que é agregado à farinha, tornando o pão mais macio e fofinho.

 

Em 2014, houve um protesto de consumidores contra a rede de sanduíches Subway, que acabou por tirar o ingrediente de seus alimentos. Ainda assim, ela é autorizada para uso culinário nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Tem problema que se use esse químico nos pães? Segundo o portal do médico Drauzio Varella, não — desde que sejam obedecidos os limites aceitos para a substância. O médico ainda explica que, na verdade, não consumimos diretamente a azodicarbonamida, uma vez que ela é "quebrada" na farinha e é rapidamente excretada pelo organismo.


Fonte: Mega  curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.