28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/03/2023

6 fatos sobre o dia internacional da mulher

Foto: Reprodução

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data histórica quando falamos sobre a luta sobre direitos femininos. Por mais de 100 anos, essa dia tornou-se um símbolo de muitas causas, seja protesto ou celebração pelas conquistas das mulheres nas últimas décadas.

 

Em 2023, o tema do feriado é "Abraçar a Equidade", ou #EmbraceEquity. Embora muitos usem as palavras "igualdade" e "equidade" como sinônimos, cada uma delas representa conceitos diferentes. Enquanto igualdade significa tratar todos de forma igual, o termo equidade reconhece que não somos todos iguais, nem começamos de um mesmo patamar, mas que precisamos realizar um esforço coletivo para criar oportunidades iguais para todos.

 

Pensando nessa data tão especial, nós separamos uma lista com seis fatos a respeito do Dia Internacional da Mulher para você conhecer mais sobre essa trajetória de luta!

 

Veja também

 

7 curiosidades sobre a conquista do direito ao voto feminino no Brasil

 

Por que a tumba do primeiro imperador da china ainda não foi aberta?

 

1. SURGIMENTO DA DATA

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

No dia 28 de fevereiro de 1909, o agora dissolvido Partido Socialista dos Estados Unidos organizou o que seria o primeiro Dia Nacional da Mulher. Dois anos depois, Clara Zetkin — líder do Gabinete da Mulher da Alemanha para o Partido Social Democrata — propôs a ideia de criar um Dia Internacional da Mulher, para que todas as pessoas do mundo pudessem comemorar ao mesmo tempo.

 

Então, no dia 19 de março de 1911, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado. Nessa data, mais de 1 milhão de pessoas compareceram às ruas na Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca.

 

2. CONQUISTA DO VOTO FEMININO NA RÚSSIA

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Em 1917, as mulheres na Rússia iniciaram o dia 8 de março com uma greve por "pão e paz" — uma forma de protesto contra a Primeira Guerra Mundial e de defesa a paridade de gênero. Naquela época, o czar Nicolau II não ficou impressionado com a manifestação e instruiu o general Khabalov, do Distrito Militar de Petrogrado, a por fim aos protestos.

 

A ordem era para atirar em qualquer mulher que se recusasse a renunciar. Porém, as manifestantes não se intimidaram e continuaram nas ruas, o que levou o czar a abdicar do seu cargo dias depois. Em sequência, o governo provisório concedeu às mulheres russas o direito de voto.

 

3. DATA OFICIAL RECONHECIDA

 

(Fonte: Repositório de imagens NZN)

 

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou o Dia Internacional da Mulher pela primeira vez. Desde esse ano, a ONU tornou-se o principal patrocinador do evento anual e incentivou ainda mais países ao redor do mundo a abraçar a causa e seu objetivo de celebrar "atos de coragem e determinação de mulheres comuns".

 

Essa foi a primeira vez que a data foi realmente reconhecida internacionalmente e passou a ser celebrada em inúmeros países.

 

4. PAÍSES PARTICIPANTES

 

(Fonte: Repositório de imagens NZN)

 

Como dito anteriormente, mais países passaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março a partir de 1975. Inclusive, o dia acabou virando feriado oficial em dezenas de países. Afeganistão, Cuba, Vietnã, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Armênia, Bielorrússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia são apenas alguns dos lugares onde o dia 8 de março é reconhecido como feriado oficial.

 

Em diversas outras nações, a data também aparece no calendário nacional, embora não interrompa as atividades cotidianas.

 

5. FERIADO COMBINADO

 

(Fonte: Repositório de imagens NZN)

 

Pode-se dizer que o Dia das Mães também funciona como uma data de apreciação das mulheres. Porém, curiosamente alguns países decidiram unir esse feriado ao Dia Internacional da Mulher, aproveitando um mesmo dia para realizar uma grande festividade a respeito da importância feminina na sociedade.

 

Alguns dos países que funcionam desse jeito são Sérvia, Albânia, Macedônia e Uzbequistão. Neste dia, homens e filhos devem presentear suas mães e avós com pequenos presentes e lembranças de amor e apreço.

 

6. TEMÁTICA OFICIAL

 

(Fonte: Repositório de imagens NZN)

Fotos: Reprodução

 

Como destacado no início do texto, toda celebração anual do Dia Internacional da Mulher envolve um tema oficial. Em 1996, a ONU criou o primeiro tema para a celebração: "Celebrando o Passado, Planejando o Futuro". Desde então, isso virou uma tendência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em 1997, o tema foi "Mulheres na Mesa da Paz" e "Mulheres e Direitos Humanos" marcou as festividades de 1998. Em 2023, a tradição continuará com a temática "Abraçar a Equidade".

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.