08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
18/01/2023

7 coisas que podem danificar a sua fibra capilar e você não sabia

Foto: Reprodução

A fibra capilar é uma estrutura do cabelo extremamente sensível; veja aqui processos que podem prejudicar as madeixas a longo prazo

Cuidar dos cabelos requer atenção e disciplina, mas existem fatores externos que são prejudiciais aos fios. Quando causados por um longo período, esses danos atingem diretamente a fibra capilar e como resultado é possível observar cabelos opacos, porosos, quebradiços, sem brilho e até com alterações de cor.

 

Um cabelo sem vida é consequência de maus tratos à fibra capilar, já que sua estrutura se regenera de dentro do couro cabeludo para fora, a partir da raiz do cabelo. A fibra capilar é totalmente íntegra e com sua plenitude nos milímetros ou um pouco mais de um centímetro após atingir a superfície da pele.

 

Por isso alguns cuidados simples como o uso correto dos produtos para o seu tipo de cabelo, evitar lavar em água quente, evitar secador e chapinha já ajudam muito a manter a saúde dos fios. Fazer um cronograma capilar para sempre levar ao cabelo os nutrientes que ele precisa é fundamental.

 

Veja também

 

4 hábitos que você precisa incluir no seu ritual de beleza

 

8 dicas para transformar a hora do banho em um verdadeiro spa

Para ajudar, consultamos o médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior, que aponta sete vilões para a saúde da fibra capilar. Confira a seguir:

 

1. FIQUE ATENTO A TEMPERATURA DA ÁGUA


Lavar o cabelo é sempre uma delícia e até revigorante! Mas cuidado com a temperatura da água. Quando muito quente, ela prejudica a fibra capilar fazendo com que os fios percam a oleosidade natural e tornando-os fracos e sem brilho.

 

2. ESCOLHA BEM O SHAMPOO E O CONDICIONADOR


Já entrou em uma perfumaria ou supermercado e comprou qualquer shampoo, sem nem olhar o rótulo? Pois é! A escolha do produto errado é bastante prejudicial às madeixas. Shampoo e condicionador não é tudo igual e isso não tem a ver somente com a marca, mas também com o tipo de cabelo e com os nutrientes ele oferece.

 

Segundo o Dr. Ademir, a escolha inadequada dos cosméticos para higienizar os cabelos podem causar danos consecutivos na fibra capilar, pois promovem a deslipidização excessiva. Ou seja, causa ressecamento dos fios e ficam expostos ao desgaste superficial.

 

3. CUIDADO COM O SECADOR


O secador é um item muito prático para quem deseja cabelos secos de forma rápida, mas a proximidade do calor danifica camadas da fibra capilar. Os danos são severos, para quem recorre ao secador junto com a escova para alisar.

 

Sabemos que o secador pode agilizar muito o processo de secagem, ainda mais quando estamos atrasadas ou quando está frio. Uma forma de amenizar os danos é a aplicação de um protetor térmico em todo o comprimento do cabelo.

 

Esses protetores térmicos são achados com facilidade em perfumarias, supermercados, farmácias e sites. Sua fibra capilar agradece e você poderá usar o secador com mais tranquilidade. Porém, podendo evitar e deixar o cabelo secar naturalmente, melhor!

 

4. O MESMO VALE PARA A CHAPINHA E BABYLISS


São fontes de calor utilizadas para modelar os cabelos, mas que são extremamente agressivas na fibra capilar, pois entram em contato direto com os fios. Ao usar chapinha e babyliss também não esqueça do protetor térmico! Além de ajudar a amenizar os danos causados pelo calor excessivo, eles ajudam a devolver alguns nutrientes perdidos, mantendo a fibra capilar mais saudável.

 

5. MAR OU PISCINA


O Dr. Ademir alerta que a salinidade e a presença de elementos minerais na água do mar causam danos aos fios e são prejudiciais à estrutura da fibra capilar. Já os agentes químicos, presentes na água da piscina contribuem de forma ainda mais agressiva, para que os fios não tenham nutrientes e fiquem porosos.

 

Mas como o verão chegou, ninguém precisa deixar de curtir o mar ou a piscina por medo de danificar os cabelos. Confira algumas dicas para amenizar os danos da água do mar e da piscina:

 

Hidrate sempre o cabelo (pode ser com uma máscara, condicionador ou leave-in);
Lave com mais frequência (dê preferência aos shampoos anti-resíduo);
Enxágue o cabelo após o banho de mar ou piscina;
Chapéus e bonés também ajudam a proteger;
Beba bastante água.

 

6. USO DE QUÍMICAS TAMBÉM PREJUDICA A FIBRA CAPILAR


A utilização de tinturas, em especial, ou produtos com finalidades estéticas dos cabelos causam danos e são irreversíveis na fibra capilar. Se vai tingir o cabelo ou fazer algum outro procedimento químico, o ideal é deixar um profissional fazer e se certificar de que ele está usando os produtos certos, que não vão danificar tanto sua fibra capilar e deixar seus cabelos saudáveis.

 

7. SOL OU VENTO


A fibra capilar é extremamente sensível e até elementos naturais como o sol e o vento podem danificá-la. O sol, com seus raios ultravioleta, são responsáveis por oxidar os fios e o vento é o causador do ressecamento dos cabelos, mesmo quando secam ao natural.

 

Existem alguns cosméticos para os cabelos com filtro solar e protetores térmicos que amenizam, parcialmente, os danos. O trabalho na construção da fibra capilar deve ser rigoroso. A prevenção dos riscos é, sem dúvidas, a melhor opção contra os danos causados pelos agentes externos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Vale lembrar que todo cuidado é pouco, mas que uma boa alimentação, a prática de exercícios e o acompanhamento de um profissional são fundamentais para tratar danos capilares. Citei alguns cuidados que no primeiro momento deixam os cabelos bonitos, vistosos e conforme a preferência de cada pessoa, mas a longo prazo são danos que prejudicam a fibra capilar e sua estrutura num todo” afirma o médico e tricologista Dr. Ademir. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.