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7 estratégias para ajudar os alunos a lembrar o que aprendem
Foto: Reprodução

Simples e eficazes, essas estratégias apoiadas pela neurociência ajudam os alunos a relembrar o que aprenderam, para fortalecer a confiança e despertar a motivação

Mesmo com aulas bem planejadas e conduzidas com cuidado, muitos professores convivem com um desafio constante: os alunos esquecem. Não se trata de falta de interesse ou dedicação. A questão é que aprender não depende apenas de expor o conteúdo – é preciso garantir que ele fique na memória. É aí que entra a ciência da aprendizagem, com estratégias simples e eficazes, como a recuperação ativa da memória.

 

Esse conceito, também conhecido como “prática de recuperação”, se refere ao ato de resgatar uma informação da memória sem a ajuda de anotações ou livros. Quanto mais vezes esse processo ocorre, mais fortes ficam as conexões cerebrais responsáveis por fixar o conteúdo. A boa notícia é que é possível incorporar essa prática ao dia a dia da sala de aula com atividades leves, rápidas e sem a pressão de uma avaliação formal.

 

1. ESCREVA TUDO O QUE LEMBRAR


Após a explicação de um conteúdo, peça para os alunos escreverem tudo o que conseguirem lembrar, sem consultar o material. Essa técnica também é conhecida como “mostre o que você sabe” ou “chuva de ideias”.

 

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Por que funciona: ao recuperar o conteúdo com liberdade, o aluno reforça sua memória, organiza melhor as informações e desenvolve confiança. Essa prática é mais eficaz do que simplesmente reler o material.

 

2. LEIA, PARE E RELEMBRE


Depois de ler um texto curto em voz alta, peça que os alunos virem a página ou fechem o livro e escrevam o que entenderam. Em seguida, eles podem compartilhar suas anotações, preencher lacunas e responder a perguntas como: “Como isso se conecta ao que aprendemos antes?”

 

Por que funciona: esse tipo de recuperação imediata ajuda a consolidar o conteúdo, aumenta a compreensão e permite que o aluno avalie o que entendeu de forma autônoma.

 

 

3. ESCRITA RÁPIDA, SEM PRESSÃO


Proponha uma pergunta ou um estímulo e dê um tempo curto para os alunos escreverem livremente. Essas produções podem ser guardadas ao longo do tempo para mostrar o progresso individual.

 

7 estratégias para ajudar alunos a lembrar o que aprendem com recuperação  ativa

 

Uma sugestão é oferecer frases de início ou palavras-chave como apoio. Depois da escrita, o professor pode montar com os alunos um resumo no quadro – usando cores ou destaques para apoiar a compreensão – e pedir que eles reescrevam esse conteúdo de memória.

 

Por que funciona: escrever com base no que se lembra ativa o raciocínio, fortalece a memória e permite que o aluno reflita sobre o que aprendeu, criando conexões pessoais com o conteúdo.

 

4. PERGUNTAS RÁPIDAS PARA REVISAR E FAZER CONEXÕES


Faça perguntas curtas e simples sobre o que foi aprendido – podem ser questões de verdadeiro ou falso, associação de ideias ou perguntas abertas. Os alunos podem responder individualmente ou em grupo, revisar entre si e até propor novas perguntas com base no que estudaram.

 

Memória e aprendizagem: estratégias para o aluno lembrar - Geekie

 

Por que funciona: esse tipo de atividade promove a revisão, reduz a ansiedade e ajuda os alunos a fazerem conexões entre conteúdos novos e antigos.

 

5. LEITURA COM SINAL DE COMPREENSÃO


Ao ler um texto, peça que os alunos usem cores para indicar o que entenderam:

 

Vermelho: não entendi

 

Amarelo: acho que entendi

 

Verde: entendi bem

 

Depois, eles podem usar uma das estratégias anteriores para retomar o conteúdo.

 

Aprendizagem ativa, ATIVAR! – Instituto Signativo

Fotos: Reprodução

 

Por que funciona: a marcação visual ajuda os alunos a identificar o que precisam revisar. Quando combinada com atividades de recuperação, essa técnica fortalece a retenção e estimula relações entre diferentes conteúdos.

 

6. TERMÔMETRO DA MEMÓRIA

 

Escolha um conceito da aula e pergunte aos alunos como está a lembrança dele. Eles devem mostrar com os dedos:

 

1 dedo = “Lembro bem”

 

2 dedos = “Mais ou menos”

 

3 dedos = “Esqueci”

 

Depois, em duplas, compartilham o que cada um lembra e ajudam a preencher as lacunas uns dos outros.

 

Por que funciona: essa prática normaliza o esquecimento, estimula a colaboração e fortalece a autoconfiança dos estudantes.

 

7. RECUPERAR O QUE FOI APRENDIDO


Comece a aula perguntando o que foi aprendido no dia anterior. No meio ou no fim, proponha perguntas que estimulem o resgate de conteúdos anteriores ou conexões com outros temas. Isso pode ser feito com atividades como:

 

Conversas rápidas em dupla


Escritas breves em cadernos ou lousa


Post-its com anotações colados na parede


Desenhos com os principais aprendizados


Troca de papéis entre colegas para revisão

 

Dica: crie uma folha de atividades semanal com espaço para miniavaliações, resumos e reflexões. Mesmo sem nota, esse material pode oferecer um panorama valioso sobre o progresso da turma.

 

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Por que funciona: ao transformar a recuperação em uma prática diária, ela deixa de ser uma exceção e passa a integrar o processo natural de aprendizagem, tornando o conteúdo mais acessível e duradouro. 

 

Fonte: Porvir

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