26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
26/10/2020

A 8 dias da eleição nos EUA, quase 60 milhões já votaram antecipadamente

Foto: Reprodução

40 milhões votaram pelo correio e 19,4 milhões, presencialmente, aponta levantamento da Universidade da Florida. Número equivale a 43,1% de todos os votos da eleição de 2016.

A oito dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, 59,4 milhões de americanos já votaram antecipadamente. Segundo o Projeto Eleições, da Universidade da Flórida, 40 milhões votaram pelo correio e 19,4 milhões, presencialmente.

 

O número equivale a 43,1% de todos os votos da eleição de 2016, quando o então candidato republicano, Donald Trump, derrotou a democrata Hillary Clinton.

 

Com o alto número de votos antecipados, especialistas preveem que um recorde de 150 milhões de votos pode ser batido e a taxa de participação na eleição pode ser a maior desde 1908.

 

Veja também

 

Trump promete reduzir impostos e preços de remédios se for reeleito

 

Como Donald Trump venceu as eleições de 2016 com 3 milhões de votos a menos que a adversária Hillary Clinton

Uma das pessoas a votar antecipadamente foi o presidente dos EUA e candidato à reeleição, Donald Trump. O republicano votou na manhã de sábado (24) em uma biblioteca em West Palm Beach, na Flórida. 

 

Usando máscara, Donald Trump vota antecipadamente em West Palm Beach, na Flórida, no sábado (24) — Foto: Tom Brenner/Reuters

Usando máscara, Donald Trump vota antecipadamente em West Palm Beach,

na Flórida, no sábado (24) (Foto: Tom Brenner/Reuters)

 

A votação antecipada no estado, que é um dos mais importantes na eleição americana, começou há uma semana, no dia 19 de outubro. A data oficial do pleito é 3 de novembro.

 

Também no sábado, a cidade de Nova York registrou longas filas no primeiro dia de votação antecipada. Eleitores esperaram horas para votar, e imagens de filas gigantescas foram registradas em diversos pontos.Diferentemente do Brasil, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. E os eleitores podem escolher seu candidato antes da data oficial da eleição, inclusive enviando o voto pelo correio.

 

Eleitores americanos fazem fila para votar antecipadamente no Brooklyn, em Nova York, no sábado (24) — Foto: Jeenah Moon/Reuters

Eleitores americanos fazem fila para votar antecipadamente no Brooklyn, em

Nova York, no sábado (24) (Foto: Jeenah Moon/Reuters)

 

Como funciona a eleição americana


A eleição presidencial nos EUA funciona de maneira bastante peculiar e é definida pelo Colégio Eleitoral. Nesse sistema, cada estado ganha um peso, de acordo com o tamanho de sua população, e não necessariamente ganha quem recebe mais votos.

 

São 538 delegados divididos pelos 50 estados e o distrito de Columbia (onde fica a capital, Washington). O pequeno Vermont, por exemplo, tem apenas três delegados, enquanto a Califórnia, o estado mais populoso, tem 55.

 

A votação estadual funciona no sistema apelidado de "o vencedor leva tudo": o candidato a presidente que vence em cada estado conquista o direito a todos os votos dos delegados, mesmo se a vitória for por uma margem pequena.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Assim, o candidato precisa de uma estratégia para vencer de estado em estado até chegar ao mínimo de 270 votos do Colégio Eleitoral e eleger-se presidente. Foi o que aconteceu em 2016: Trump teve menos votos que Hillary, mas conquistou 276 delegados e venceu a eleição.É por isso que, por mais que o democrata Joe Biden apareça à frente de Trump em todas as pesquisas, é possível que o presidente americano consiga se reeleger mesmo perdendo novamente no total de votos nas urnas.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.