19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/01/2023

A infertilidade pode vir desde o nascimento?

Foto: Reprodução

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), 8 milhões de brasileiros sofrem com infertilidade. " Cerca de 10% dos casais não irão descobrir nenhuma causa por trás do problema", explica o especialista em reprodução humana Dr. Matheus Roque.

 

Dos casais que descobrem, dois terços deles têm a um fator masculino ou feminino isolado, enquanto os demais geralmente são acometidos por uma associação deles. "A gente denomina como uma causa mista da infertilidade", esclarece o especialista.

 

Existem exames capazes de revelar os motivos por trás da impossibilidade de engravidar. E sim: a infertilidade pode ter causas genéticas. "Essa é uma porcentagem menor dos casos. Imagina-se que de 1% a 2% deles possam ser ocasionados por algum fator genético", confirma Matheus.

 

Veja também

 

Exame em múmia revela 49 amuletos, dois corações e mantém mistério sobre morte do Menino de Ouro

 

Assistir a filmes de terror ajuda a emagrecer, revela estudo

 

QUANDO A PESSOA É CONSIDERADA INFÉRTIL? 

 

Em geral, uma pessoa é considerada infértil por meio de uma avaliação conjugal. "O diagnóstico é feito depois que o casal está há um ano tendo relações sexuais frequentes, sem o uso de nenhum método contraceptivo, e não consegue engravidar", explica o especialista. Passou um ano tentando engravidar e não conseguiu? Está confirmada a infertilidade.

 

Os exames disponíveis irão simplesmente dizer se existe uma causa para o problema. "As análises mostram se algo justifica aquela infertilidade, mas em 10% das vezes não se descobre um fator", diz Matheus.

 

A INFERTILIDADE DEVIDO A FATORES DENÉTICOS 

 

A suspeita de infertilidade genética pode surgir por meio de exames com o resultado alterado . "Entre as avaliações que são feitas durante a investigação do problema, existem aquelas da parte genética, que identificam algum fator que já nasceu com o paciente", diz o especialista.

 

As causas genéticas da infertilidade podem vir de alterações em genes e variações cromossômicas. Há também outros fatores importantes para a impossibilidade de engravidar, mas que não são ligados à parte hereditária. Entre eles, a presença de endometriose, alterações tubárias e ovulatórias, como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) - no público feminino.

 

Nos homens, o diagnóstico é diferente. "Na metade das vezes, não conseguimos descobrir um fator por trás da infertilidade masculina, mesmo com exames e espermogramas", explica Matheus. Acredita-se que uma das principais causas seja a varicocele, uma condição que atinge cerca de 40% dos pacientes inférteis, segundo o médico. "A varicocele gera uma dilatação das veias na região testicular. Isso leva a um acúmulo de sangue e à elevação da temperatura da área", explica.

 

HÁ ALTERNATIVAS? 

 

Em primeiro lugar, o casal infértil deve passar por todas as avaliações. "Descobrindo-se uma causa para aquela infertilidade, será avaliado se há como corrigirmos o problema e potencializar as chances de uma gravidez natural", explica Matheus. Tudo será examinado: se é possível tratar ou reverter o quadro, o quanto vai aumentar as chances de gravidez, entre outros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Ainda assim, existem alternativas de tratamento. Na Fertilização in Vitro (FIV), não se corrige o problema, mas estamos passando por cima dele. Hoje, o que mais traz chances de sucesso é a FIV", diz Matheus. 

 

Fonte:Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.