Nenhum Direito a Menos: O posicionamento do Portal Mulher Amazônica a favor da democracia e das conquistas das mulheres
Por Maria Santana Souza - Como a primeira plataforma digital de gênero do país, o Portal Mulher Amazônica não pode se omitir diante dos rumos da história. Declaramos formalmente nosso apoio à chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin porque entendemos ser inaceitável colocar em risco as tantas conquistas que obtivemos a duras penas ao longo da nossa trajetória civilizatória.
A sociedade civil não pode se submeter ao retrocesso de ver as correntes da ultradireita tomarem o comando do nosso país. A nossa luta, enquanto mulheres e cidadãs, sempre foi por democracia, por direitos e por dignidade, e é exatamente isso o que está em jogo na cabine de votação.
Veja também

Michelle diz que jingle do PL confundiu eleitores e prejudicou Celina Leão
A TRAJETÓRIA DE UM HOMEM QUE NUNCA DESISTIU DO BRASIL
A trajetória de Lula confunde-se com a história de um homem que jamais desistiu do Brasil. Em abril de 1980, durante as históricas greves dos metalúrgicos do ABC paulista, o então líder sindical foi preso pelo regime militar e mantido detido por 31 dias no DOPS, em São Paulo. Aquela foi a primeira de muitas batalhas de quem escolheu enfrentar a ditadura e o arbítrio em defesa dos trabalhadores.
Décadas mais tarde, em abril de 2018, o petista voltou a ser encarcerado, enfrentando 580 dias de prisão política em Curitiba. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) reparou a injustiça, anulando as condenações e reconhecendo a parcialidade do juiz responsável pelo caso, abrindo caminho para que ele fosse eleito, no ano seguinte, presidente da República pela terceira vez.

Como bem ilustrou o vídeo oficial de campanha intitulado "A Faixa", a cena carrega um simbolismo avassalador. Diante do menino do sertão que ameaça esmorecer, o homem que ele viria a se tornar devolve a faixa que havia ficado caída no chão e revela a grandiosidade de tudo o que ainda estava por vir: a resistência incansável contra a fome, a ditadura, o fascismo, as mentiras institucionais e a prisão, extraindo das adversidades a força necessária para seguir em frente.
Essa luta nunca foi solitária ou individual; ela pertence a todo o povo brasileiro, ela é nossa. Foi sob a gestão de Lula que as mulheres brasileiras conquistaram salvaguardas fundamentais, a começar pela sanção da Lei Maria da Penha, a ampliação das Casas da Mulher Brasileira, a instituição de políticas de igualdade salarial e o desenho do Bolsa Família, que colocou preferencialmente nas mãos das mulheres a titularidade dos recursos.
.jpeg)
A presença de Geraldo Alckmin na composição agrega a solidez e a trajetória de um médico, professor e homem público que dedicou mais de 40 anos à vida pública e à administração do Estado. Ex-governador de São Paulo por quatro mandatos, Alckmin foi o arquiteto de grandes programas estruturantes nas áreas de saúde e educação.
Sua participação na chapa é a garantia inequívoca de amplitude política, moderação, capacidade de diálogo institucional e de uma defesa intransigente das cláusulas democráticas. Trata-se do encontro perfeito entre o Brasil que trabalha e o Brasil que cuida. Juntos, Lula e Alckmin representam a frente ampla e plural de que a nação necessita para blindar suas instituições e não retroceder.

Foto: Portal Mulher Amazônica
O Portal Mulher Amazônica não vota movido pelo ódio; vota impulsionado pela memória. Caminhamos com a plena consciência de que cada direito conquistado pelas mulheres custou caro demais para ser negligenciado ou perdido no balcão de negociações do extremismo. Fazemos isso pelo futuro de nossas filhas(os), pelo amanhã de nossas netas(os) e pela manutenção da nossa frágil e preciosa Democracia. É com essa responsabilidade ética e civil que declaramos voto e apoio à chapa Lula-Alckmin.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Sobre a Autora: Maria Santana Souza* é natural de Manaus-AM, jornalista, bacharel em Direito, especialisa em Inteligência e Estratégias em Marketing e escritora. Atua de forma destacada entre as áreas da educação e do jornalismo independente desde a sua juventude. É a idealizadora e editora-chefe do Portal Mulher Amazônica e autora de obras dedicadas ao protagonismo feminino e à cultura nortista.