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A misteriosa morte de Yuri Gagarin
Foto: Reprodução

O soviético Yuri Alexeievitch Gagarin colocou definitivamente o seu nome na história: ele foi o primeiro ser humano a viajar pelo espaço. O voo ocorreu em 12 de abril de 1961, enquanto ele estava a bordo da espaçonave Vostok 1.

 

Ter participado desse evento incrível não impediu que Gagarin tivesse uma morte precoce e trágica. Ele morreu no dia 27 de março de 1968, quando tinha apenas 34 anos, em um voo de treino rotineiro. Mas, por muito tempo, esse acontecimento foi envolto por mistérios.

 

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O ACIDENTE COM YURI GAGARIN

 

(Fonte: GettyImages / Reprodução)

 

Em um dia com neve em março de 1968, o jato MiG-15 UTI decolou da base aérea de Chkalov, perto de Moscou, para um voo de treinamento de rotina. Dez minutos depois, o piloto da aeronave comunicou por rádio ao controle de tráfego aéreo que estava interrompendo o voo e solicitando permissão para pousar. Nesse momento, a transmissão caiu.

 

Duas explosões foram ouvidas à distância. Três horas depois, a equipe de busca descobriu uma cratera fumegante em uma floresta. A aeronave colidiu com o terreno e praticamente se desintegrou. Dentro dela, estavam dois homens. Um era o experiente coronel Vladimir Seryogin, que era piloto de testes e herói durante a Segunda Guerra Mundial. Já o segundo era o coronel Yuri Gagarin, um dos homens mais famosos da União Soviética

 

A morte dos dois, mas especialmente a de Gagarin, deixou a nação soviética em luto. Mas até hoje há muitas dúvidas sobre o que teria acontecido neste voo trágico.

 

OS MISTÉRIOS EM TORNO DO ACIDENTE

 

Yuri Gagarin era tido como um herói nacional na União Soviética. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Fotos:Reprodução

 

Após o acidente, o governo soviético decretou um período de luto nacional em memória de Yuri Gagarin. As duas vítimas foram cremadas no dia seguinte, e suas cinzas foram enterradas na Necrópole da Muralha do Kremlin.

 

A aeronave usada no treino desse dia, chamada de MiG-15UTI no. 612739, havia sido reparada em duas ocasiões antes do acidente. Já Gagarin começou a usar esse equipamento durante seu treino de verão, ocorrido entre 13 e 22 de março de 1968, dias nos quais ele realizou 18 voos, permanecendo 7 horas no ar.

 

No dia fatídico, Gagarin e Seryogin decolaram do aeroporto Chkalovskiy em Shchyolkovo. A visibilidade era normal, mas a altura inferior da cobertura das nuvens era de 600 metros acima da superfície de inverno. A instrução é que os voos deveriam durar mais que 20 minutos, mas 8 minutos após a decolagem, Gagarin anunciou o término da missão e pediu para pousar. Em seguida, o contato foi perdido e concluiu-se que a aeronave ficou sem combustível. Horas depois, detritos da aeronave e restos mortais dos pilotos foram encontrados.

 

Uma forte teoria sugeria que Gagarin e seu colega caíram com o MiG-15UTI por terem se desviado de um objeto voador não identificado, como um balão ou um pássaro. Essa manobra teria feito o avião cair e os dois morrerem.

 

Mais recentemente, um relatório liberado pelo governo russo trouxe à tona as informações relatadas por Aleksey Leonov, que foi o primeiro homem a fazer uma caminhada espacial, em 1965. Ele contou que era o responsável pelos treinamentos de saltos de paraquedas. No dia 27 de março, o clima estava ruim, com chuva, vento e neve. Por isso, houve o cancelamento dos saltos.

 

Mas enquanto esperava o cancelamento oficial do treinamento, Leonov ouviu o barulho de um avião explodindo. Segundo informou às autoridades, houve uma violação nos procedimento de voo com um avião chamado SU-15: ele deveria estar voando a uma altitude de 10 mil metros ou mais, e não a 450-500 metros. Assim, esse avião passou perto do de Gagarin, que teve que fazer uma manobra a uma velocidade de 750 km/h.

 

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De acordo com Leonov, a passagem deste avião, que era maior e mais pesado que a espaçonave MiG-15, fez que a nave ocupada por Gagarin virasse de cabeça para baixo. O nome do piloto que estava do SU-15 nunca foi revelado.

 

Fonte:Meega Curioso
 

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