19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/08/2021

É verdade que o brasil roubou o estado do acre da bolívia?

Foto: Reprodução

A ideia teria surgido nos primeiros anos da República, quando começou a demarcação das fronteiras do país e a anexação do Acre se tornou um problema

Você já ouviu falar na história de que o Brasil teria roubado o estado do Acre?

 

A ideia teria surgido nos primeiros anos da República, quando começou a demarcação das fronteiras do país e a anexação do Acre se tornou um problema.

 

Na época, vários grupos étnicos viviam na região e pouco importava para eles quais eram os limites do Brasil, Bolívia e Peru. No entanto, para o governo brasileiro, a região era território dos bolivianos.


Veja também

 

Atlântico está se expandindo devido fenômeno geológico e África está se afastando

 

Tubarão bate recorde mundial com salto de quase 5 metros para abocanhar foca. VEJA VÍDEO

 

Os geógrafos e burocratas que nunca puseram os pés na região foram os responsáveis por determinar coordenadas e linhas demarcatórias que deram margem para incompreensões sobre o que foi chamado de “Questão do Acre”.

 

Para o historiador Gerson Albuquerque, da Universidade Federal do Acre, os tratados que embasaram a demarcação das fronteiras entre Brasil e Bolívia, como o de Ayacucho de 1867, foram assinados às escuras e pautados por coordenadas fantasiosas.

 

Pelo preço de um cavalo

 

(Fonte: Quora/Reprodução)

 

Os transtornos começaram quando a indústria automobilística cresceu os olhos para o látex acreano para usá-lo como matéria-prima na fabricação de pneus. Os seringueiros do norte e nordeste passaram a invadir a região sem que os vizinhos bolivianos notassem ou reclamassem.

 

Levou 20 anos para que o Peru e a Bolívia também se interessassem pela borracha. Os bolivianos tentaram arrendar o território para um consórcio de empresas de capital inglês e americano, chegando a instalar uma base militar na região para cobrar impostos sobre a circulação de mercadorias.

 

(Fonte: VFCO/Reprodução)

 

Segundo o historiador, os barões da borracha se mobilizaram e, uma vez que a Bolívia era pequena e muito mais frágil militarmente que o Brasil, teve que ceder ao Tratado de Petrópolis de 1903 — que incorporou o Acre ao território brasileiro. Esse acordo teria sido estabelecido por “livre e espontânea pressão”, visto as condições da Bolívia na época.

 

Por isso em 2006, Evo Morales, o então presidente da Bolívia, disse que o país deu o Acre para o Brasil pelo preço de um cavalo, na época 2 milhões de libras.

 

Para compensar o acordo injusto, o Brasil cedeu terras do Mato Grosso e se comprometeu a construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré para transportar produtos bolivianos até o Oceano Atlântico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, pouco se sabe sobre todas as tramas realizadas pelo Brasil devido ao sigilo eterno que existe sobre os documentos.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.