29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
26/01/2023

A verdade sobre o refrigerante zero

Foto: Reprodução

O refrigerante é uma bebida adorada por todos, principalmente pelos brasileiros. Mesmo não oferecendo nenhum benefício nutricional, seu sabor é inegavelmente gostoso. Segundo o site do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), o Brasil é terceiro maior produtor e consumidor de cervejas e refrigerantes do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.

 

Hoje as pessoas querem manter uma vida saudável e equilibrada, assim, elas recorrem a certos produtos que geram muitos questionamentos. Produtos light, diet e zero calorias tiveram uma procura aumentada devido ao crescimento de casos de DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), como diabetes, hipertensão, problemas com colesterol etc.

 

Então vamos lá, será que trocar o refrigerante normal pelo zero é uma troca inteligente?

 

Veja também

 

Sapwuahfik: a ilha onde os homens têm uma língua própria

 

Ménage? Relação aberta? Veja como funciona o sexo em um trisal

 

1. REFRIGERANTE ZERO É ZERO CALORIAS MESMO?

 

a

 

Sim, o refrigerante zero realmente não tem calorias. Isso quer dizer que essa bebida, ao ser consumida, não vai te engordar, não vai "dar barriga" e não causa celulite.

 

2. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O REFRIGERANTE ZERO E O NORMAL?

 

O refrigerante zero não possui calorias, tem adoçante/edulcorantes no lugar de açúcar e possui mais sódio.

 

3. POSSO TOMAR TODOS OS DIAS?

 

Não é o ideal. O refrigerante zero é um produto industrializado que contém diversos aditivos químicos e adoçantes artificiais, como o aspartame e o ciclamato de sódio (substância controlada pela Agência de Vigilância Sanitária, pois existem níveis seguros para o consumo desse tipo de edulcorante).

 

Esses elementos podem trazer alguns problemas de saúde com o seu consumo a longo prazo. Segundo matéria do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o consumo prolongado de ciclamato de sódio está ligado ao câncer de trato urinário e de bexiga.

 

4. QUAL É A COMPOSIÇÃO DE UM REFRIGERANTE ZERO?

 

a

 

A composição pode variar um pouco de um refrigerante zero para outro, mas em sua essência são compostos de água gaseificada, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorante ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e aspartame, conservante benzoato de sódio e estabilizante citrato de sódio.

 

5. MAS NÃO TEM MUITO MAIS SÓDIO QUE UM REFRIGERANTE NORMAL?

 

Comparado com o refrigerante normal, o zero realmente possui bem mais sódio, mas mesmo assim ele não é considerado uma bebida com alto teor desse elemento. Vamos lá: um refrigerante normal, lata de 350 ml, possui 18 mg de sódio; já uma mesma lata de 350ml de refrigerante zero possui 49 mg. Vale lembrar que esses dados mudam de acordo com os tipos de refrigerantes zero analisados.

 

6. ELE NÃO VAI ATRAPALHAR A MINHA DIETA?

 

a

 

Não, pois a dieta é baseada em déficit calórico e o refrigerante zero é realmente zero calorias. Esta bebida pode ser usada como estratégia em dietas, é uma boa opção para quando existe a vontade de consumir algo diferente e também para matar a vontade de doces. Mas mesmo não atrapalhando o processo de emagrecimento, é importante que as pessoas saibam que o refrigerante zero não é saudável.

 

7. FAZ MAL PARA A SAÚDE?

 

Água saborizada

Fotos: Reprodução

 

Depende muito. Se o consumo for moderado, não vai fazer mal para a saúde, mas de uma maneira geral, consumir um produto industrializado sempre pode trazer riscos à saúde. Estudos ainda estão sendo feitos, mas no momento são inconclusivos. Nenhum profissional da saúde irá incentivar o consumo de produtos industrializados, por isso o importante é que a legislação, os órgãos regulamentadores e a indústria sempre estejam de olho na segurança de tais produtos e sempre em constante estudo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

8. O QUE POSSO FAZER PARA NÃO CONSUMIR MAIS?

 

Nada precisa de restrição total — este pensamento é muito errado. Podemos, sim, consumir o refrigerante zero com moderação, pois nada em exagero faz bem, mas se você está tentando ter uma vida mais saudável, uma ótima opção é consumir água saborizada ou usar a água com gás e um limãozinho.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.