Taxa de 2,2% é a menor dos últimos 10 anos. Programa de incentivo financeiro (Pé-de-Meia), implementação de mudanças no novo ensino médio e avanço da educação integral ocorreram neste período
Um levantamento do Censo Escolar revelou uma queda expressiva no abandono escolar entre estudantes do 1º ano do ensino médio no Brasil. De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (26), a evasão caiu 40% entre 2024 e 2025, sinalizando uma melhora importante na permanência dos jovens nas salas de aula.
Segundo especialistas da área da educação, a redução está ligada a políticas públicas voltadas para permanência escolar, programas de incentivo financeiro e ações de acompanhamento mais próximo dos alunos em situação de vulnerabilidade.
O 1º ano do ensino médio historicamente concentra uma das maiores taxas de evasão, por representar uma fase de transição entre o ensino fundamental e uma etapa com maior exigência acadêmica. Além disso, fatores como necessidade de trabalhar, dificuldades de aprendizagem e problemas sociais costumam influenciar diretamente o abandono.
Veja também

Apesar do avanço, educadores alertam que o desafio ainda está longe de ser resolvido. A evasão escolar continua sendo uma preocupação nacional, especialmente em regiões com maior desigualdade social.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Os dados do censo reforçam a importância de ampliar estratégias de acolhimento, suporte pedagógico e políticas educacionais capazes de manter os estudantes engajados até a conclusão dos estudos.