28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
31/05/2020

Ácido retinóico, hialurônico e mais: para o que serve cada um e como usá-los?

Foto: Reprodução

Entender o que está de utilizando fará toda a diferença para você escolher o produto certo

Qual o creme mais indicado para as rugas ? E para quem tem acne? Ou ainda se a pele é oleosa? A resposta está na composição, mas muitas vezes os rótulos de cremes e outros cosméticos não passam de nomes de substâncias estranhas. Mas saber quais itens são usados ali e entender a função dos ácidos na fórmula faz toda a diferença na hora de comprar o produto certo.

 

O uso de ácidos tem o objetivo de promover a queratólise, que é a remoção dessa fina camada sob a pele, provocando uma descamação e renovação celular, como explica a dermatologista Bianca Gastaldi. "Por isso, peelings ou uso de produtos com ácido proporcionam a pele a volta do viço e brilho, atenua as rugas, homogeneíza a pele e devolve o brilho", completa.

 

A especialista traz uma lista com os ácidos mais comuns e suas funções:

 

Veja também

 

Tentou fazer em casa e deu errado? Veja como preencher falhas na sobrancelha

 

Como profissional! Aprenda a preencher a sobrancelha com apenas um produto

Alfahidroxiacidos: derivados de frutas e alimentos, não irritam tanto a pele e podem ser usados por quem tem alergia facilmente. Por não deixar a pele sensível no sol, pode ser usado em qualquer época do ano e também durante o dia sem problemas. Esse ácido se encaixa muito bem para pacientes menos cuidadosos ou adolescentes, por não serem tão agressivos. Exemplos:

 

Ácido glicólico - feito da cana de açúcar


Ácido mandélico - das amêndoas amargas


Ácido Kójico - da fermentação do arroz


Ácido lático - do leite


Ácido azelaico - do trigo, centeio ou cevada


Ácido ferúlico – feito de farelo de arroz e milho


Ácido Retinóico: derivado da vitamina A, ele pode manchar a pele ao ter contato com o sol, ou seja, só pode ser usado à noite e caso não seja removido corretamente, ele pode ter resultados insatisfatórios. Também é um ácido potencialmente irritativo, quem tem pele mais sensível pode ficar com a pele avermelhada, ressecada, ardida e com prurido.

 

Mas ao mesmo tempo é um dos ácidos mais estudados na área com maior potencial de estimulação de colágeno e para promover a queratólise, a remoção do estrato córneo que fica sob a pele.

 

Ácido Salicílico: com ação anti-inflamatória e queratolítica – que promove escamação da pele. É bastante indicado para quem tem pele com acne, inflamada e rosácea. Para quem tem pele sensível, como adolescentes com acne, ele é bem recomendado por dermatologistas.

 

Ácido hialurônico: é uma molécula maior que a molécula de água, e por osmose ela retém a agua em torno dela, e por isso promove a hidratação da pele. Sua função é promover a restauração da barreira da pele, hidratando-a e mantendo regularizada

 

Cuidados ao apostar nos ácidos

 

pele

Foto: Reprodução

 

Como Bianca já ressaltou, alguns ácidos exigem mais cuidados que outros. Por isso é sempre válido procurar um atendimento médico especializado antes de começar qualquer tratamento. E para quem vai fazer um tratamento em casa, os cuidados devem ser redobrados.

 

Segundo a dermoatologista Kédima Nassif, independente do ácido usado, é cuidado básico e necessário utilizar o protetor solar diariamente, com fator mínimo 30 e a reaplicação a cada duas horas, mesmo em casa.

 

Mas se você irá aplicar ácidos que podem manchar no sol, o dermatolgista Abdo Salomão Jr recomenda o uso à noite. "Como é um período em que a pele é menos exposta aos agressores ambientais, esse é o momento ideal para aplicarmos esses ativos mais poderosos na pele", afirma o médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Para a dermatologista Kédima Nassif, ácidos fortes e fotossensíveis não são recomendados a quem tem pele sensível ou fragilizadas. Então tome cuidado se está com a pele recém-depilada, Kédima afirma que o uso do ácido é contra-indicado. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.