24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
27/01/2023

Acupuntura pode ser benéfica para tratar ansiedade; veja

Foto: Reprodução

A acupuntura pode ser ótima para a saúde mental; conheça os poderes e benefícios da prática e entenda como ela pode ajudar na ansiedade

Você sabia que a acupuntura pode ser benéfica para a saúde mental? Pois é! Os sintomas de ansiedade, por exemplo, podem ser melhorados e aliviados com a ajuda desta técnica ligada à medicina chinesa.

 

A acupuntura é uma prática alternativa que usa agulhas para estimular pontos dos canais e vasos que provocam respostas nas diversas estruturas do nosso sistema. Como cada ponto tem uma função específica, é preciso primeiro ter um diagnóstico médico para saber como a acupuntura pode te ajudar.

 

A partir disso, a técnica pode corrigir as disfunções das estruturas onde o problema está e possibilitar o tratamento de várias doenças. Mas atenção: juntamente com a acupuntura, é necessário também fazer certas correções de hábitos de vida, como a adequação da alimentação e do balanço entre as atividades laborais e recreativas.

 

Veja também

 

Qualquer quantidade de álcool faz mal ao cérebro, mostra estudo

 

7 danos à saúde causados pelo cigarro

Além disso, dependendo da doença que está sendo tratada, é comum utilizar medicamentos chineses juntamente com a acupuntura.

 

COMO A ACUPUNTURA AUXILIA NA ANSIEDADE?


Segundo o médico acupunturista Dr. Luiz Sampaio, a prática alternativa pode ajudar na ansiedade de forma efetiva e sem trazer os efeitos adversos dos medicamentos geralmente utilizados para esse tipo de tratamento.

 

“A combinação de acupuntura, visando minimizar a reação do organismo à agressão com práticas meditativas, e associação de fitoterápicos têm dado boa resposta para tratar o problema”, explica o especialista.

 

Antes de usar a acupuntura no tratamento para a ansiedade, é preciso levar vários fatores sobre o caso específico de cada pessoa em consideração

 

É preciso pensar em diversos fatores para decidir se a acupuntura é a melhor opção para o tratamento e quantas sessões serão necessárias. Dentre eles, estão a gravidade da doença, seu tempo de instalação no organismo, idade do paciente e disponibilidade em mudar hábitos não-saudáveis do dia a dia.

 

“Doenças agudas em pessoas jovens e previamente saudáveis respondem de modo muito rápido, às vezes com uma única sessão. Já pessoas com doenças crônicas e debilitadas, a resposta é menos evidente e o tempo dedicado ao tratamento é maior”, exemplifica o Dr. Luiz Sampaio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além disso, quando os sintomas são mais graves, a medicina chinesa pode não dispor de todos os recursos necessários para o tratamento. Ou seja, é fundamental ter o acompanhamento com um tratamento psicológico também, viu? 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.