26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
26/03/2020

Adaf adota mudanças no funcionamento das Unidades de Sanidade Animal e Vegetal no interior

Foto: Divulgação

Devido ao cenário, a agência irá restringir, temporariamente, o atendimento presencial ao público

Visando zelar pelo bem-estar de seus colaboradores, de forma a evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19) no estado, e levando em conta o atendimento direcionado a produtores rurais, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) adotou durante esta semana mudanças no funcionamento das atividades em sua Central na capital e nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior, considerando ações indispensáveis para a manutenção dos procedimentos de defesa agropecuária relativos a saúde animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos de origem animal, cadastro e fiscalização de agrotóxicos.

 

Devido ao cenário, a agência irá restringir, temporariamente, o atendimento presencial ao público, ressaltando que atividades de caráter emergencial podem ser agendadas previamente a partir desta quinta-feira (26/03), com os devidos cuidados e atenção para que não haja prejuízos dos beneficiários.

 

A Adaf esclarece ainda que quem estiver interessado em dar entrada em documentos administrativos, ofícios e requerimentos, os mesmos poderá protocolar o material pelo e-mail gabinete.adaf@gmail.com.

 

Veja também 

 

Detran adota novas regras de atendimento ao público

 

IMAGEM FORTE! Dois supostos ladrões de gado são encontrados mortos dentro de uma lancha no município de Boa Vista do Ramos, interior do Amazonas

 

Serviços essenciais

 

Atividades e ações da defesa agropecuária consideradas essenciais da Adaf serão mantidas normalmente, em consonância com as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com o Decreto Estadual nº 42.101, de 23 de março de 2020, que determina medidas complementares temporárias para a emergência de saúde pública de importância internacional.

 

A exemplo da prestação de serviços da Adaf, estão mantidas as atividades de fiscalização nas Barreiras de Vigilância Agropecuária (BVAs) terrestres, por se tratarem de rodovias federais e que estão relacionadas ao resguardo do patrimônio agropecuário, ao abastecimento de alimento no estado, além do controle e prevenção de pragas de importância social e econômica. Para as equipes que atuam nas barreiras, a Adaf disponibilizou kits de higiene especial.

 

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Aráujo, reforça ainda que a campanha de vacinação “Amazonas sem Febre Aftosa”, que teve início no dia 15 de março em 41 municípios do estado, prosseguirá com o seu calendário até o dia 30 de abril.

 

Ele explica ainda que as atividades do Serviço Inspeção Estadual (SIE) executadas nos abatedouros de bovinos, suínos e aves no estado do Amazonas funcionarão normalmente pelos médicos veterinários da Adaf, que continuarão realizando os exames de ante e post-mortem para garantir um alimento inócuo e evitar o desabastecimento de alimento para a população.

 

Para os demais serviços da agência, foi adotado o regime de home office ou teletrabalho, cumprindo também o sistema de rodízio de cada escritório.

 

“É importante mantermos os produtos com Serviço de Inspeção Estadual, resguardando a saúde pública, assim como é importante a manutenção da Campanha de Vacinação de Febre Aftosa, a emissão de Guias de Trânsito Animal que atestam a origem e o destino dos animais, a manutenção das Barreiras Sanitárias, a emissão de Permissão de Trânsito Vegetal atestando a sanidade de vegetais e o controle da comercialização de agrotóxicos.

 

As atividades serão mantidas com adoção do protocolo sanitário, visando evitar aglomerações e cuidados com a higiene pessoal”, destacou o diretor da Adaf, Alexandre Aráujo.

 

Atendimento ao público externo

 

Nesse sentido, para garantir o atendimento ao público externo durante a pandemia, a Adaf disponibiliza os contatos de suas respectivas gerências técnicas e os contatos das Unidades da Adaf no interior. O sistema de comunicação, por meio do AdafOUV, estará ativo pelo número (92) 99380-9174 e será mais uma ferramenta de auxílio.

 

Confira a seguir:

 

 

• Atendimento referente aos serviços Defesa Animal

 

Telefone: (92) 99255-5409

 

E-mail: gda.adaf@gmail.com

 

• Atendimento referente aos serviços de Defesa Vegetal

 

Telefone: (92) 99390-1550

 

E-mail: defesavegetalam@gmail.com

 

• Atendimento referente aos serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal

 

Telefone: (92) 99138-4073

 

E-mail: gipoa.adaf@gmail.com

 

• Atendimento referente a Agrotóxicos e Insumos Veterinários

 

Telefone: (92) 99138-4073

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

E-mails: adaf.agrotoxicos@gmail.com e cadastro.gaiv@adaf.am.gov.br

 

• Contatos das Ulsavs no interior

 

Site da Adaf (wwa.adaf.am.gov.br)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.