26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
13/07/2022

Adolescentes estão se protegendo menos durante o sexo, diz IBGE

Foto: Reprodução

Pesquisa apontou que utilização de camisinha e outros preservativos diminuiu na faixa etária entre 13 e 15 anos

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13/7) pelo Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE) revelou que, entre 2009 e 2019, o percentual de adolescentes no início da vida sexual que utilizam métodos de proteção durante as relações diminuiu.

 

Nesse período, o número de jovens de 13 a 15 anos que reportaram utilizar camisinha na relação sexual mais recente caiu de 72,5% para 59%. O uso de outros métodos preservativos passou de 79,6%, em 2012, para 69.6%, em 2019.

 

Apesar de a proporção de alunos nessa faixa etária que já iniciaram a vida sexual não ter aumentado significantemente – passou de 27,9% para 28,5% -, a diminuição da utilização de preservativos causa preocupação.

 

Veja também

 

Vida sexual: novo estudo mostra como as mulheres conseguem ter prazer com o sexo anal

 

Anvisa revoga recolhimento do medicamento losartana

 

“A tendência segue uma direção que indica maior exposição aos riscos”, afirmam os autores na análise. Além de uma gravidez indesejada, o comportamento pode levar a infecções sexualmente transmissíveis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O estudo do IBGE também traz informações sobre alimentação, atividade física, uso de cigarro, álcool e outras drogas, situações vivenciadas domesticamente e na escola, saúde mental, higiene e saúde bucal, segurança e uso dos serviços de saúde. A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e conta com o apoio do Ministério da Educação.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.