26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
19/05/2022

Afinal de contas, usar salto alto causa varizes nas pernas?

Foto: Reprodução

O salto alto é um calçado que gera polêmica entre mulheres. O uso contínuo é valorizado por transmitir a imagem padrão de feminilidade, mas muitas vezes é desestimulado por causar dores no joelho, nos pés e até prejudicar a lombar. Mas será que o uso deste tipo de sapato favorece o surgimento de varizes?

 

De acordo com a angiologista Helen Pessoni, formada pela Universidade Federal Fluminense e especialista em tratamento de varizes, o salto alto não é inimigo da saúde das pernas.

 

“O uso de salto em si não gera varizes, mas favorece o surgimento delas. A panturrilha é uma espécie de bomba muscular e funciona como um segundo coração do corpo, bombeando o sangue venoso de volta para o coração e os pulmões”, explica.

 

Veja também

 

Varizes são perigosas? Cirurgiã alerta para 4 fatores de risco

 

Tratamento de vasinhos e varizes sem acompanhamento médico pode levar paciente à morte

 

Durante o uso do salto alto, a panturrilha fica contraída e, com isso, o bombeamento de sangue pelas veias se reduz. Isso leva a uma maior retenção do volume sanguíneo nos membros inferiores, que pode sobrecarregar as veias e favorecer o surgimento de varizes.

 

O que são varizes?

 

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele, geralmente nos pés, pernas e coxas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder sua elasticidade e se dilatar, gerando as varizes.

 

As varizes são causadas por:

 

-predisposição familiar;

-sedentarismo;

-obesidade e

-uso de hormônios.

 

Para quem tem um perfil que se encaixa nesses quadros, o uso frequente de salto alto deve ser evitado.

 

Como prevenir?

 

A prática de atividades físicas é importante para a manutenção da saúde vascular. Os exercícios fortalecem a musculatura da panturrilha e favorecem o bom funcionamento do sistema circulatório.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Mesmo assim, ainda podem surgir algumas varizes. O recomendado é que um especialista vascular seja consultado ao perceber qualquer vaso superficial nas pernas. Desse modo, o tratamento precoce será realizado. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.