06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
11/03/2024

Agravamento da síndrome metabólica aumenta risco de desenvolver câncer

Foto: Reprodução

Pesquisa de dez anos mostra que as pessoas com síndrome metabólica em estágio avançado correm maior risco de ter vários tipos de câncer

Pessoas com síndrome metabólica persistente e agravada correm maior risco de desenvolver vários tipos de câncer, afirmam pesquisadores em um artigo publicado na revista Câncer, da Sociedade Americana do Câncer, nesta segunda-feira (11/3). Tratar a síndrome metabólica, por outro lado, pode reduzir esse risco, consideram os pesquisadores do Capital Medical University, na China.

 

A síndrome metabólica é uma doença endócrina caracterizada pela resistência à insulina que aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.Ela pode ter diversas causas, como obesidade, sedentarismo, colesterol alto, resistência à insulina, estresse, alimentação não saudável e genética.Síndrome metabólica aumenta o risco de câncer.


O estudo contou com a participação de 44.115 adultos com idade média de 49 anos. Eles foram categorizados em quatro estágios da síndrome metabólica: com padrão baixo-estável, moderado-baixo, moderado-alto e elevado-crescente.Os voluntários foram acompanhados por aproximadamente dez anos. Nesse período, foram feitos 2.271 diagnósticos de câncer entre os participantes.

 

Veja também 

 

Saiba tudo sobre vacina da gripe disponível na rede particular

 

Fiocruz: apenas 10% das crianças tem cobertura vacinal completa contra a Covid-19 no Brasil



Pessoa sendo examinada com suspeita de câncer de pele - Metrópoles

( Foto; Reprodução)

 

As pessoas com padrão elevado-crescente apresentaram um risco alto de desenvolver todos os tipos de câncer, com maior destaque para o de mama, endométrio, rim, colorretal e fígado, em comparação ao grupo baixo-estável.Os dados revelaram que, mesmo quando os grupos de padrão baixo-estável, moderado-baixo e moderado-alto foram combinados, o elevado-crescente apresentou maiores riscos de desenvolver todos os tipos de câncer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Para o principal autor do estudo, o cientista Han-Ping Shi, a pesquisa sugere que o manejo proativo e contínuo da síndrome metabólica pode servir como uma estratégia essencial na prevenção do câncer.“Nosso estudo pode orientar pesquisas futuras sobre os mecanismos biológicos que ligam a síndrome metabólica ao câncer, resultando potencialmente em tratamentos direcionados ou estratégias preventivas. Será necessária uma avaliação formal dessas intervenções para determinar se elas são capazes de modular o risco de câncer”, escreve Shi no artigo científico.A síndrome metabólica não tem cura, mas pode ser controlada com mudanças no estilo de vida, com hábitos mas saudáveis para a perda de peso e controle da diabetes e o uso de meedicamentos, quando houver orientação médica. 

 

Fonte: Forum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.