24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/09/2021

Ajuda a memória e a imunidade: veja os benefícios do mel para a saúde

Foto: Reprodução

Muito conhecido como adoçante e para melhorar irritações na garganta, o mel possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde.

 

O alimento é rico em antioxidantes, sendo capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o risco e acúmulo de gordura nas artérias.

 

No entanto, mesmo com todos esses benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar, o que poderia contribuir para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue, principalmente quando ingerido em excesso.

 

Veja também

 

Estudos mostram que o espinafre é o segredo da longevidade e da saúde

 

Comer uma maçã todos os dias ajuda a sua saúde? Descubra os benefícios da fruta

 

Confira algumas vantagens do uso controlado de mel no dia a dia:

 

1. Aumentar as defesas do corpo

Os compostos presentes no mel têm poder antioxidante, ajudando na proteção do corpo. Entre os benefícios, destaca-se a redução do risco de infarto e derrames e promoção da saúde dos olhos, além de auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer, como o de rim, impedindo a multiplicação das células cancerígenas.

 

Mel de Inverno – Poção Mágica

 

2. Melhorar a saúde do coração

 

O mel é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Esse processo ajuda na diminuição da pressão arterial, prevenindo as doenças do coração.

 

O mel é um bom aliado no combate ao colesterol alto pois diminui os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e aumenta o colesterol “bom” (HDL) do corpo.

 

O mel pode ajudar ainda a diminuir os níveis de triglicerídeos porque pode ser usado como substituto do açúcar. Geralmente, dietas ricas em açúcar e carboidratos refinados causam aumento dos níveis de triglicerídeos, aumentando o risco de doenças do coração e diabetes tipo 2.

 

4. Combater bactérias e fungos em feridas

 

O mel possui propriedades que reduzem o tempo de cicatrização, e é capaz de esterilizar feridas reduzindo a dor, cheiro e tamanho. Pode ser também uma ótima opção para tratar úlceras nos pés de diabéticos, pois combate os germes e ajuda na regeneração dos tecidos. O mel vem sendo usado ainda para curar lesões de herpes oral e genital, já que reduz a coceira.

 

Também pode ajudar a tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a cirurgia e queimaduras.

 

Benefícios do mel pra saúde! - Lu Explica - Magazine Luiza

 

5. Aliviar a dor de garganta, asma e tosse

 

O mel reduz a inflamação e inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente ainda nos casos de gripe e resfriado, melhorando o sono.

 

É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida. Isso melhora a mucosa da garganta, protegendo contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse.

 

O mel no combate à asma

 

6. Melhorar a saúde gastrointestinal

 

O mel é um prebiótico muito potente que nutre as bactérias boas que vivem no intestino, logo, é benéfico para a digestão e para a saúde em geral. Além disso, também pode ser usado para tratar problemas digestivos, como diarreia, e é eficaz no tratamento das bactérias Helicobacter pylori, causadoras de úlceras gástricas.

 

7. Ajudar na memória e ansiedade

 

O uso do mel em substituição ao açúcar vem sendo associado com a melhora da memória e dos níveis de ansiedade. Além disso, estudos indicam que o mel também pode melhorar a memória de mulheres na menopausa e pós-menopausa.

 

8. Tratar hemorroidas

 

O mel possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes que reduzem o sangramento e aliviam a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas. Para esse efeito, basta misturar mel, azeite de oliva e cera de abelha e aplicar na região.

 

9. Combater a obesidade

 

Devido às suas propriedades, o mel melhora o controle de açúcar e gordura no sangue, reduzindo o estado inflamatório e auxiliando na manutenção do peso.

 

10 benefícios do mel para a saúde - Oldpony - Blog

 

Informação nutricional do mel

 

A tabela abaixo traz a informação nutricional para 100 g e para 1 colher de chá de mel:

 

Fotos: Reprodução

 

Contraindicações do mel

 

Mesmo que o mel possua muitos benefícios, existem algumas restrições e é contraindicado para algumas pessoas:

 

Crianças menores de 1 ano de idade: até o primeiro ano de idade, como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido, existe alto risco de intoxicações graves de botulismo por uma bactéria encontrada comumente no mel;

 

Diabéticos: mesmo que o mel possua muitos benefícios em relação ao açúcar branco, pessoas com diabetes devem evitá-lo por conter açúcares simples que aumentam a glicemia do sangue;

 

Alérgicos: para evitar os sintomas como vermelhidão na pele, coceira no corpo e na garganta, lábios inchados e olhos lacrimejando de quem é alérgico ao mel, o ideal é evitar o consumo, tanto do mel como de produtos que o contenham;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

Intolerância à frutose: como a frutose está presente na composição do mel, pessoas intolerantes não podem consumi-lo. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.