05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
15/02/2024

Alaskapox: o que se sabe sobre o vírus que causou uma morte nos EUA

Foto: Reprodução

Um homem morreu no final de janeiro após sofrer a infecção pelo Alaskapox. Virologistas consideram extremamente baixo o risco de transmissão

Autoridades de saúde do Alasca registraram a primeira morte de um humano por infecção do Alaskapox. A vítima, identificada apenas como um idoso com uma doença que enfraquece o sistema imunológico, faleceu no fim de janeiro.

 

O caso foi confirmado apenas na sexta-feira (9/2).O vírus Alaskapox é um ortopoxvírus identificado pela primeira vez em 2015, após causar uma lesão única na pele de uma paciente de Fairbanks, no Alasca. Ao todo, foram registrados apenas sete casos de pessoas com o patógeno, todas no estado norte-americano.

 

Os ortopoxvírus são conhecidos por infectar mamíferos pequenos, sendo mais comumente encontrados em roedores. No entanto, as infecções em humanos podem ter ocorrido em outros pacientes, ainda sem diagnóstico.Até o momento, nenhuma transmissão entre humanos do vírus Alaskapox foi documentada.A infecção pelo vírus resulta, na maioria dos casos, em doença leve. Os sintomas incluem febre, uma ou mais lesões cutâneas – com inchaços ou pústulas –, gânglios linfáticos inchados e dores articulares e/ou musculares.

 

Veja também 

 

Dengue hemorrágica: os sintomas da forma mais grave da dengue

 

Ministério da Saúde destina R$ 1,5 bilhão para estados e municípios em surto de dengue

De acordo com a virologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Clarissa Damaso, especialista em poxvírus, essa é uma doença autolimitada, com progressão benigna na grande maioria das vezes.

 

Pessoas imunocomprometidas, como o idoso que faleceu no mês passado, podem ter risco aumentado para manifestações mais graves da doença. “Para pessoas imunocomprometidas, qualquer infecção por um patógeno será de risco”, esclarece Clarissa.Os cientistas ainda não têm certeza de como o vírus se espalha, mas as evidências sugerem que ele é zoonótico, ou seja, pode passar de animais para humanos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

No entanto, como alguns ortopoxvírus podem ser transmitidos através do contato direto com lesões cutâneas, o Departamento de Saúde do Alasca recomenda que pessoas com lesões cutâneas possivelmente causadas pelo Alaskapox mantenham a área afetada coberta com um curativo. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.