19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/01/2021

Alemanha detecta caso de Covid-19 ligado a variante brasileira do novo coronavírus

Foto: Reprodução

Anúncio foi feito por autoridades regionais do país europeu

Autoridades regionais da Alemanha anunciaram nesta sexta-feira que a variante brasileira do novo coronavírus foi identificada no país. No início deste mês, a detecção de uma nova linhagem do Sars-CoV-2 com mutações em japoneses que estiveram no Amazonas acendeu o sinal de alerta no mundo e levou o Reino Unido a proibir a entrada de viajantes com origem no Brasil e outros países latino-americanos, além de Portugal.

 

A pessoa infectada retornou na última quinta-feira de uma viagem ao Brasil e desembarcou em Frankfurt, o aeroporto mais movimentado da Alemanha, segundo informaram autoridades sanitárias do estado de Hesse, na região central do país europeu. A unidade federativa já havia identificado pacientes que contraíram a variante britânica e sul-africana do coronavírus. De acordo com o ministro regional de Assuntos Sociais, Kai Klose, exames laboratoriais confirmaram o contágio pela nova linhagem.

 

O indivíduo não apresentou sintomas e foi diagnosticado por meio de um teste molecular RT-PCR, que atestou a linhagem brasileira. Klose pontuou, no entanto, que é necessária uma contraprova ainda pendente, segundo a emissora estatal Deutsche Welle.

 

Veja também 

 

Europa acumula mais de 30 milhões de casos de covid-19

 

Índia: incêndio atinge laboratório que negocia vacinas com o Brasil. VEJA VÍDEO

O Instituto Robert Koch, agência da Alemanha para o controle e prevenção de doenças, informou que monitora de perto a circulação de variante do Sars-CoV-2 no país. Ainda seguno o Robert Koch, a mutação brasileira é similar à identificada na África do Sul e que uma maior capacidade infecciosa provocada pelas alterações é uma tese "plausível".

 

Novas variantes


O planeta acompanha com preocupação o surgimento de mutações potencialmente mais infecciosas do que as demais linhagens do patógeno que já circulam. As variantes surgidas no Reino Unido e na Africa do Sul ganharam manchetes em dezembro e podem estar relacionadas à alta de casos de Covid-19 nestes países, segundo cientistas. O mesmo pode se aplicar à B.1.1.28, detectada no Brasil e com prevalência crescente em Manaus, que vive um colapso no sistema de saúde e registra índices recordistas de infecções e óbitos.

 

Na última quinta-feira, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças Europeu (ECDC), ligado à União Europeia (UE), afirmou em um comunicado que as mutações do novo coronavírus encontradas no Brasil, Reino Unido e na África do Sul representam um "alto risco" para a Europa em razão de sua maior transmissibilidade em relação às demais linhagens do patógeno.

 

"Nós estamos observando as situações epidemiológicas se deteriorando em áreas onde as variantes do Sars-CoV-2 se tornaram presentes", afirmou Andrea Ammon, diretor do ECDC, em um comunicado divulgado na ocasião. "Um número crescente de infecções levarão a um aumento de hospitalizações e taxas de óbitos ao longo de todas as faixas etárias."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Na avaliação do centro, os países-membros da UE "devem se preparar para uma futura escalada na demanda nos sistemas de saúde".

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.