NOTÍCIAS
Educação
Alerta: 28 municípios do Amazonas em risco de queda na alfabetização
Foto: Reprodução

O documento também foi dirigido ao Governo do Estado, com recomendação de cooperação ampliada entre os entes federativos

Recentemente, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu alertas à sociedade e aos gestores públicos sobre o possível retrocesso nos índices de alfabetização infantil em 28 municípios do estado.

 

O documento também foi dirigido ao Governo do Estado, com recomendação de cooperação ampliada entre os entes federativos.

 

• Muitos municípios não alcançaram a meta parcial de 57 % estabelecida para 2024 no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC).

 

Veja também 

 

Secretaria de Educação convoca mais 53 candidatos do PSS para atuação no interior e áreas indígenas do Amazonas

 

Falta um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2025

• Para 2024, segundo o MEC, o Amazonas havia atingido 52 % de crianças alfabetizadas nas redes públicas — isto é, há dados oficiais que confirmam que o estado estava em situação ainda acima da linha de alerta, mas com tendência de queda alta.

 

• O TCE-AM já vinha trabalhando em levantamento junto aos 62 municípios do estado, por meio de questionários às prefeituras, para acompanhar a execução das ações de alfabetização municipal.• Os dados mais recentes mostram que o Amazonas teve queda no percentual de crianças alfabetizadas — de 52,2 % em 2023 para cerca de 49,17 % em 2024.

 

Entre os municípios mencionados pelo TCE-AM estão:

 

Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Iranduba, Maués e Tabatinga, além de outros que apresentaram queda no percentual de alfabetizados no último ano.

 

Para reverter esse cenário, o Tribunal expôs uma série de medidas que devem ser priorizadas:

 

1. Formação continuada de professores e gestores escolares — investir em capacitação e práticas pedagógicas adaptadas.

 

2. Instrumentos de avaliação contínua — monitorar o progresso das crianças para identificar defasagens rapidamente.

 

3. Estratégias de recuperação da aprendizagem — planos de reforço para alunos que não atingiram o esperado.

 

4. Fortalecimento da cooperação entre Estado e municípios, especialmente via programas existentes como o Amazonas + Alfabetizado e o Plano de Ações do Território Estadual (PATE).

 

5. Uso das plataformas e ferramentas do MEC para acompanhamento das metas do CNCA.

 

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, enfatizou que a alfabetização é “a base de toda a formação cidadã” e que o papel do Tribunal é garantir que gestores públicos atuem de forma responsável e comprometida.

 

Fotos: Reprodução/Google

 

• O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) tem como meta que 80 % das crianças estejam alfabetizadas até 2030.

 

• No Amazonas, aderiram 100% dos municípios ao compromisso.

 

• Em 2023, o estado já havia conseguido alcançar 52 % de crianças alfabetizadas, número que superava metas anteriores e representava progresso, mas a trajetória não é uniforme e mostra sinais de fragilidade.

 

A queda nos índices de alfabetização não é consequência apenas de falhas pontuais, mas está inserida num contexto de vários desafios:

 

• Desigualdades regionais: em municípios do interior, ribeirinhos e comunidades mais isoladas o acesso à escola de qualidade, infraestrutura e recursos é menor.


• Efeitos da pandemia: perdas de aprendizado acumuladas e os impactos da interrupção escolar ainda reverberam nas gerações subsequentes.

 

• Escassez de professores e formação inadequada: muitos municípios enfrentam dificuldade em manter professores qualificados.


• Falta de articulação entre entes federados: quando não há integração entre Estado, municípios e União, as políticas ficam fragmentadas.

 

• Recursos e gestão: limitações orçamentárias, atrasos em repasses e má gestão podem comprometer a execução de ações locais de reforço.

 

Para que o alerta se converta em ação e melhoria efetiva, alguns caminhos são estratégicos:

 

• Estabelecer com urgência planos de intervenção emergencial nos 28 municípios em alerta, com apoio técnico e recursos estaduais e federais.


• Implantar diagnósticos precisos por escola, para que as defasagens sejam identificadas em sala de aula e tratadas de forma personalizada.


• Mobilizar parcerias com universidades, ONGs e redes de educação para apoiar projetos de reforço, tutoria e leitura comunitária.


• Incentivar a participação familiar e comunitária, por meio de leitura em casa, bibliotecas comunitárias e eventos literários.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


• Estimular a transparência dos resultados, com divulgação anual por município de índices de alfabetização, metas atingidas e planos de melhoria.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.