24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
12/02/2024

Alertas de desmatamento no Cerrado têm redução de 33% em janeiro

Foto: Divulgação

No período, bioma perdeu área um pouco menor do que a cidade de Fortaleza. Este é o 3º menor valor da série histórica do INPE

O Cerrado perdeu para o desmatamento uma área de 295,9 km² em janeiro de 2024, uma redução de 33% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram desmatados 440,5 km². Os números, do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), foram atualizados nesta sexta-feira (9).

 

A área perdida no período é um pouco menor do que a capital do Ceará, Fortaleza. Este é o terceiro menor valor da série histórica do INPE, só perdendo para janeiro de 2020, quando foram desmatados 195 km², e 2021, quando o bioma perdeu 138 km² no período. A série histórica do INPE para o Cerrado teve início em 2019.

 

Entre os estados, o Tocantins foi o que mais desmatou, com 118 km² perdidos, seguido pelo Maranhão (55,9 km²), Piauí (42,8 km²) e Bahia (31,5 km²). Eles compõem a região conhecida como Matopiba – um acrônimo com as siglas dos estados -, onde a expansão do agronegócio exerce maior pressão.

 

Veja também 

 

El Niño entra em fase final, mas efeitos do fenômeno devem ser sentidos até o outono, alertam meteorologistas

 

Estudo mostra que árvores exclusivas da Mata Atlântica estão ameaçadas

Ao contrário da Amazônia, onde o desmatamento acontece majoritariamente de maneira ilegal, no Cerrado o principal problema é a falta de controle sobre as autorizações de supressão feitas pelos estados e municípios, cujas bases não são integradas. Outro problema é a falta de proteção legal sobre os remanescentes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para diminuir a pressão sobre o bioma, o Ministério do Meio Ambiente mantém em curso a 4ª etapa do plano de combate ao desmatamento do Cerrado (PPCDam Cerrado).Atualmente, a Reserva Legal para o Cerrado que se encontra fora dos limites da Amazônia Legal é de apenas 20%. 

 

Fonte: O Eco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.