24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
16/04/2023

Alimentação saudável: 4 mitos comuns desvendados pela nutricionista

Foto: Reprodução

Será mesmo que não pode ingerir líquidos durante as refeições? Chás são emagrecedores milagrosos? Todos os ingredientes saudáveis são mais caros?

 

Não, não e não! Todos esses exemplos são mitos que atrapalham - e muito - quem busca uma alimentação verdadeiramente saudável.

 

Para desmistificar essas questões, a nutricionista Beatriz Schwan lista o que é mito e o que realmente requer atenção quando o assunto é a alimentação balanceada.Afinal, uma rotina saudável não é complicada e, com as informações certas, fica ainda mais fácil!

 

Veja também 

 

Dieta para colesterol alto: 3 dicas de alimentação para diminuir as taxas

 

Probióticos diminuem sintomas da compulsão e vício alimentar em pacientes que fizeram bariátrica

NÃO DEVEMOS BEBER NADA DURANTE AS REFEIÇÕES


"Beber líquidos durante as refeições atrapalha a digestão!". De acordo com a nutri, as bebidas não são proibidas, mas ideal é fazer escolhas saudáveis para ter melhor qualidade de vida. Desta forma, evite bebidas gaseificadas, por exemplo, porque elas interferem no processo da digestão, possuem muito sódio e açúcares e podem causar desconforto abdominal e gases.

 

Por outro lado, os sucos feitos à base de frutas cítricas são uma boa opção de acompanhamentopara as refeições. Uma sugestão interessante é o clássico e irresistível suco de laranja, que é rico em vitaminas A, B, C e E, e aumenta a produção de enzimas digestivas no corpo, colaborando com os processos digestivos.

 

"Apesar de auxiliarem na perda de gordura, os chás, assim como qualquer outro líquido ou alimento, não são capazes de engordar ou emagrecer milagrosamente", afirma a especialista. Os chás funcionais são excelentes para uma alimentação saudável porque são ricos em nutrientes e vitaminas que o corpo precisa.

 

Entretanto, o consumo regular de chás deve ser acompanhado de refeições balanceadas.Além do mais, cada tipo de chá pode promover diferentes resultados no corpo.

 

Por exemplo, o chá de capim-limão fornece propriedades anti-inflamatórias e melhora a digestão. Excelente para qualquer momento do dia, o capim-limão pode ser combinado com o abacaxi, que possui nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.Já para quem precisa de um antioxidante e possui retenção de líquido, os chás de hibiscos são ótimos para acrescentar na alimentação!

 

Isso porque o hibisco atua diretamente contra esses problemas e possui também um alto potencial emagrecedor. Aliás, quando aliado com outros alimentos, como o cranberry, essas propriedades ficam ainda mais eficientes.

 

Nada disso! Receitas saudáveis podem ser baratas e acessíveis. Para isso, basta forcar em pratos caseiros e ter a feira como sua principal aliada na jornada por uma alimentação saudável. Afinal, não é só de pratos prontos com ingredientes complexos que se sustenta um cardápio equilibrado!

 

Hoje existem diversas opções que podem ser feitas em casa, de maneira prática, como doces, salgados, saladas e muito mais. "Uma alternativa excelente é utilizar sucos integrais no preparo de receitas. Além de saudáveis, eles são doces, já que possuem o açúcar da própria fruta", conta a nutricionista.

 

"Em qualquer ocasião, a alimentação saudável deve ser sempre prioridade. O exercício físico, se não acompanhado de uma refeição balanceada, não trará resultados positivos", conta a nutricionista. Por exemplo, para além de um equilíbrio dos grupos alimentares nas refeições, também é importante priorizar boas escolhas alimentares antes e depois dos treinos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para isso, o indicado é optar por bebidas proteicas ou até mesmo integrais, como sucos. O suco de uva integral, por exemplo, auxilia na recuperação do cansaço muscular, aumenta a circulação sanguínea e repõe os sais minerais no organismo.

 

Fonte: Terra
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.