27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
28/12/2021

Alimentos antioxidantes: saiba o que comer durante o verão

Foto: Reprodução

Para se manter hidratado durante os dias mais quentes do ano, é muito importante recorrer a alimentos refrescantes, ricos em vitaminas e antioxidantes.

 

Frutas vermelhas, cítricas, vegetais folhosos e legumes - preferencialmente os da estação -, por exemplo, são indispensáveis para o cardápio de verão.

 

Aqui, nós separamos uma lista de alimentos antioxidantes que são perfeitos para essa época do ano e rendem receitas deliciosas. Dá uma conferida!

 

Veja também

 

Farinha de chia: como e por que usar esse ingrediente

 

Abaixa a glicose e melhora a imunidade: aprenda 6 benefícios da lichia

Afinal, o que são alimentos antioxidantes?


Para quem não sabe, um alimento antioxidante se diferencia por ser capaz de proteger as células do corpo contra a ação oxidante dos radicais livres. Isto é, ajuda a preservar a pele e as células de outros tecidos - assim, é possível prevenir doenças degenerativas, evitar o envelhecimento precoce e manter o organismo muito mais saudável. Interessante, né?

 

Alimentos ricos em antioxidantes, de uma forma geral, costumam ser naturais - o menos processados possíveis - e trazem muitos benefícios à saúde. Por isso, o ideal é evitar o consumo de alimentos industrializados e dar preferência para um cardápio mais natural, com diferentes vegetais.

 

Lista de alimentos antioxidantes para consumir no verão


Caso o seu objetivo seja montar um cardápio rico em antioxidantes e, ao mesmo tempo, bem natural e refrescante para o verão, a nossa dica é investir em receitas de saladas, sucos, vitaminas, risotos coloridos e alguns pratos frios que ficam bem saborosos. Confira a nossa lista de alimentos antioxidantes que não podem faltar na sua rotina:

 

1. Limão é um poderoso antioxidante e pode ser usado no preparo de sucos e saladas

 

Limão ajuda na digestão: veja 7 benefícios dessa fruta cítrica - 06/04/2020  - UOL VivaBem

 

Considerado uma fruta cítrica bem nutritiva e saborosa, o limão é um dos ingredientes que mais podem ser usados nas suas receitas de verão. Você pode usá-lo para preparar uma limonada, sucos verdes (com couve, gengibre e água de coco, por exemplo), para temperar saladas, frutos do mar e outros pratos no dia a dia.

 

O limão se destaca por ser rico em vitamina C (um poderoso antioxidante) e alguns compostos polifenóis que ajudam a fortalecer a imunidade, contribuem para a digestão e para o equilíbrio do organismo como um todo.

 

2. Abacaxi é uma fruta cítrica que pode ser consumida in natura e de diferentes formas

 

Abacaxi melhora a digestão e aumenta a imunidade; veja 9 benefícios -  01/12/2018 - UOL VivaBem

 

Assim como o limão, o abacaxi é uma fruta extremamente rica em antioxidantes e vitaminas. Para usufruir ao máximo de seus benefícios, uma boa dica é consumi-lo in natura. Você pode comer uma rodela de abacaxi sempre após o almoço, por exemplo - o que contribui bastante para a digestão e também ajuda a matar a vontade de comer doce.

 

Por ser rico em vitamina C, o abacaxi também auxilia na absorção de ferro pelo organismo - o que é ótimo para quem tem anemia. Por conta disso, inclusive, ele é considerado uma excelente sobremesa.

 

Para se refrescar bastante no verão, você também pode fazer diferentes sucos com a fruta, como a clássica combinação de abacaxi com hortelã, preparar doces como a receita de delícia de abacaxi (feita com açúcar demerara) ou então colocar pedaços da fruta em saladas com diferentes vegetais. Fica uma delícia e supersaudável!

 

3. Água de coco é fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes que hidratam o organismo

 

7 benefícios da água de coco e por que você deveria abusar da bebida -  17/03/2018 - UOL VivaBem

 

Que tal beber uma água de coco bem gelada para hidratar o corpo nos dias mais quentes? Além de saborosa, essa água é altamente nutritiva: fontes de sais minerais e compostos antioxidantes (como as vitaminas do complexo B e C) que ajudam a limpar e ao mesmo tempo hidratar o organismo.

 

Esse é considerado um dos principais ingredientes para o verão e pode ser consumido de diferentes formas. Você pode tomar a água de coco in natura, usá-la no preparo de sucos, vitaminas e até transformá-la em pedras de gelo para gelar e dar mais sabor a outras bebidas.

 

4. Cenoura é um alimento antioxidante bem versátil e nutritivo

 

14 receitas imperdíveis com cenoura - Casa e Jardim | Receitas

 

Muito indicada para preparar saladas, sucos, vitaminas e smoothies, a cenoura é outro ingrediente que pode ser usada no seu cardápio de verão. Além de ser fonte de vitaminas A e C, que são poderosos antioxidantes, ela é rica em betacaroteno - um composto que pertence ao grupo dos carotenóides, uma categoria de pigmento antioxidante.

 

Além da cenoura, existem outros vegetais fontes de betacaroteno, como a beterraba, abóbora, melão (e outros ingredientes alaranjados e roxos) que são muito fáceis de incluir na alimentação. Você pode fazer saladas frias com esses ingredientes ou apostar em sucos coloridos bem nutritivos.

 

5. Brócolis e outros vegetais verdes têm alto teor de vitaminas e clorofila, pigmento que cumpre ação antioxidante

 

Brócolis fazem bem ao cérebro: confira 9 benefícios desse vegetal -  05/05/2020 - UOL VivaBem

Fotos: Reprodução


Você sabia que vegetais verdes como brócolis, couve e espinafre também são ótimas fontes de antioxidantes? Isso porque eles têm um alto teor de vitamina C e de clorofila - um tipo de pigmento que cumpre forte ação antioxidante no organismo. Esses vegetais também são ricos em ferro, fibras alimentares e ajudam a manter o organismo bem fortalecido a longo prazo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além de consumir esses vegetais refogados com alho e temperos, você pode incluí-los em receitas de risotos, caldos (como o caldo verde) ou compor uma salada verde variada para comer junto com alguma proteína - como peixe, que é rico em em ômega 3, filé de frango e ovos cozidos. Essas combinações são nutritivas e frescas para comer durante o verão. 

 

Fonte: Taeq

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.