13 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/06/2023

Alongamentos fazem bem, mas também podem causar danos, diz ortopedista

Foto: Reprodução

Médico ortopedista explica que, sem a execução adequada, o alongamento pode forçar a articulação e causar prejuízos ao corpo.

O alongamento bem feito antes de um treino é fundamental para evitar uma distensão muscular ou uma cãibra. No entanto, quando feito errado, o exercício pode prejudicar as articulações do corpo, como o quadril. Segundo o ortopedista David Gusmão, existem circunstâncias em que o alongamento pode agredir significativamente essas partes do corpo.

 

Para o médico, é um equívoco rotular erroneamente algumas pessoas como sendo muito “rígidas”. Na realidade, existem indivíduos que, devido à estrutura de uma articulação específica, podem ter dificuldade em executar determinados movimentos.

 

Ao realizar um alongamento, recomenda Gusmão, é importante considerar, em primeiro lugar, o conforto dos músculos e tendões e também a saúde da cápsula articular de uma articulação. Para isso, o ortopedista recomenda que não se faça o exercício respeitando algumas regras.

 

Veja também 

 

Cúrcuma faz mal para os rins? É a mesma coisa que açafrão? 6 mitos e verdades

 

Dormiu mal? Comida de fast-food pode ser a responsável, diz estudo

O IDEAL É NÃO FORÇAR


Os alongamentos mais conhecidos, como puxar o joelho em direção ao tronco, levar o joelho para o lado oposto enquanto deitado, ou o alongamento estilo “borboleta”, são exemplos de ações que podem ser prejudiciais para o quadril se não forçadas. É importante respeitar essas limitações e realizar os alongamentos de forma correta. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fonte:metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.