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Alunos da rede estadual de ensino apresentam projetos na 4ª Feira Amazonense de Matemática
Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar - Fotos da gestora com alunos egressos/ Arquivo Pessoal

Etapa estadual da feira contou com a participação de alunos e professores de 11 municípios do Amazonas, além da capital

Alunos e professores de escolas estaduais de 11 municípios do Amazonas e da capital, com o objetivo de mostrar a aplicação da matemática no dia a dia, estão participando da 4ª Feira Amazonense de Matemática (FAM). O evento, que iniciou na última segunda-feira (04/11) e segue até esta quarta-feira (06/11), acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

 

A 4ª FAM reúne educadores e alunos de todo o Amazonas, e é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

 

O tema da feira em 2024, “Matemática Aplicada e/ou inter-relações com outras disciplinas”, possibilitou aos alunos a apresentação de projetos com temáticas variadas.

 

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Nesta terça-feira (05/11), durante o segundo dia do evento, a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, visitou a feira e assistiu à apresentação dos alunos da rede estadual. Na ocasião, a secretária destacou a importância do trabalho em conjunto para a realização de eventos como esse. “Esses momentos permite aos estudantes chegar a outros lugares, evidenciando os trabalhos e projetos que são realizados. A educação, de fato, transforma as nossas vidas”, disse a secretária durante o discurso de abertura do evento.

 

Para o organizador da feira, Francisco Feitosa, o espaço também é importante para que os professores possam mostrar os trabalhos que são desenvolvidos dentro da sala de aula e se sintam valorizados como profissionais.

 

“Muita gente pensa que a matemática é sempre ensinada do mesmo modo, do modo tradicional, e aí os professores demonstram que não. A gente tem professores aqui de Manaus, da zona rural, do interior, fazendo belíssimos trabalhos, desenvolvendo excelentes projetos com os seus alunos, e, de fato, ensinando Matemática”, afirmou o professor.

 

OLHAR O MUNDO POR MEIO DA MATEMÁTICA

 

 

Os alunos Manuelly Lima e Davi Oliveira, do 8º e 9º ano da Escola Estadual (EE) Cecília Carneiro de Oliveira, localizada no município de Iranduba (distante a 27km de Manaus), apresentaram o projeto “Plano Cartesiano de tecido aplicado no ensino de coordenadas geográficas”, trabalho interdisciplinar entre as professoras de Matemática e Geografia da escola.

 

Para a diretora da unidade escolar, Luciane Gonçalves, a oportunidade de apresentar o resultado do projeto em outra cidade traz aos alunos maior disciplina e estímulo no campo emocional e psicológico.

 

“Acaba sendo uma forma lúdica de fazer o aluno entender não só a Matemática, descrita como um bicho de sete cabeças, mas também a Geografia, e eles acabam entendendo de uma forma bem mais fácil”, comentou a diretora.

 

Para a aluna Manuelly Lima, o sentimento de representar a escola na etapa estadual é de felicidade e aprendizado. “A gente implementou o plano cartesiano da Geografia com os números positivos e negativos, e percebeu o quanto a matemática e as coordenadas geográficas estão presentes no nosso dia a dia, e a gente não faz nem ideia”, afirmou a estudante.

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e

Desporto Escolar - Fotos da gestora com alunos egressos/ Arquivo Pessoal

 

Os alunos Joelma Amorim e Enderson Bruno, da educação especial da EE Manuel Antônio de Souza, apresentaram o projeto “Jogos Educativos: Mapeando com a Matemática”, que tem como objetivo estimular o estudo interdisciplinar da Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e o ensino de Libras, de maneira lúdica e interativa.

 

As professoras orientadoras trabalham em um mapa do Brasil, com operações matemáticas a serem realizadas representando cada estado, e, a partir do resultado, os alunos podem ganhar pontos extras caso consigam responder corretamente o nome da capital do estado.

 

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O aluno Enderson Bruno foi o responsável pela apresentação em Libras durante a feira, e destacou o sucesso da atividade. “Eu consegui aprender bastante relacionando a Matemática com a Geografia e várias outras disciplinas, então eu estou me sentindo muito feliz”, celebrou o jovem.

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