26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
20/07/2019

Alunos do CMPM V, conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2019 no Japão

Foto: CMPM V

Alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 5 e o Tenente Coronel Cândido José Mariano

Alunos do CMPM V faturam medalhas de bronze e a única de prata para o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2019 (World Mathematics Invitational 2019), ocorrida de 15 a 19 de julho em Fuokohama – Japão



Os alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 5 (CMPM 5), Tenente Coronel Cândido José Mariano conquistaram três medalhas durante a participação na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras - World Mathematics Invitational 2019, ocorrida de 15 a 19 de julho na cidade de Fuokohama, Japão, entre ela a única de prata do Brasil.

 

Um grupo formado por 08 alunos, além de professores do CMPM 5, embarcou no dia 12 de julho para o Japão. Antes, eles foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) e conquistaram a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional de Matemática no Japão.

 

 Veja também

 

Pente-fino nos benefícios por incapacidade do INSS deve começar em agosto

Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira

 

 

Alunos de 19 países, como Taiwan, Singapore, Bulgaria, Hong Kong, Thailand, China, Indonesia, Mongolia, Mianmar, Laos, Finland, Turkey, Japão, Macau, Philipines, Vietnam, Usa e Brasil participaram da World Mathematics Invitational 2019. O Brasil levou para o campeonato oitenta e quatro participantes e os CMPMs 3 e 5 foram as únicas escolas públicas dentre as nove escolas participantes.

 

 

No universo de tantos competidores o CMPM 5 obteve três medalhas, uma medalha de prata, a única do Brasil, e duas medalhas de bronze. A medalha de prata foi conquistada pelo aluno Álvaro José Pedroso Pena do nono ano, fundamental dois e as duas de bronze dos alunos Maria Beatriz Carvalho de Alencar, também do nono ano e Vitor Hugo Santos de Oliveira do oitavo ano, fundamental dois.

 

 

As provas com duraram 40 minutos, foram cronometradas. Os alunos concorreram, individualmente, em avaliações redigidas em Língua Inglesa e foram respondidas pelos alunos do CMPM 5 com muita cautela e responsabilidade, afinal eles participaram de uma competição mundial, em um país desconhecido e com a participação de concorrentes do mundo todo.

 

 

Para a comandante do CMPM 5, tenente coronel Jadna Barros o esforço dos alunos serve de incentivo para que ano que vem um grupo ainda maior vá para a disputa internacional.
"Para nós um orgulho muito grande, o desempenho dos nossos alunos é o reflexo de uma somatória de investimentos realizados na educação que visam oferecer o melhor para o crescimento intelectual, social e afetivo. Vamos continuar incentivando iniciativas como essa e ano que vem vamos mandar uma equipe maior", destacou a comandante, que deve receber os alunos na volta para Manaus.


Conquista

 

A aluna Maria Beatriz de Alencar que conquistou medalha de bronze na competição disse que participar da olimpíada foi uma importante experiência. “Foi mágico participar dessa olimpíada e ter a chance de conhecer um país que fica do outro lado mundo com uma cultura totalmente diferente da nossa e ganhar a medalha de bronze com meus colegas em nível internacional, não tem preço. Agradeço todas as pessoas que me apoiaram. Foi incrível. Foi uma experiência única e que pode servir de incentivo para todos os apreciadores da Matemática”, afirmou a estudante.

 

 

Vitor Hugo de Oliveira, participou da competição e também está voltando para o Amazonas com uma medalha de bronze. “Quero agradecer a todos os envolvidos que estiveram todo o tempo nos ajudando para que isso desse certo, principalmente nossos professores de Matemática que entraram de cabeça nesse projeto. Essa viagem foi muito boa e importante porque pudemos aprender sobre uma nova cultura e descobrir várias coisas novas, que nunca tínhamos visto ainda. É por tudo isso que gosto muito de Matemática é uma matéria maravilhosa e pode nos proporcionar experiências muito incríveis”, disse Vitor Hugo.

 


Dedicação

 

O aluno Álvaro José Pena, medalha de prata na competição, está duplamente feliz com a conquista, afinal, ele foi o único aluno do Brasil a conquistar essa medalha. Vitor Hugo foi medalha de ouro na versão nacional no Brasil e para ele a prata tem gosto de ouro. “Eu estou sem palavras, pois conquistei uma prata nesse universo mundial, tudo bem que o Brasil não conquistou nenhum ouro, mas eu aqui do Amazonas estou levando para casa o segundo lugar. Não foi fácil, o caminho até lá foi muito difícil. Foi muito estudo, muito esforço e muito apoio também, principalmente de colegas, professores, familiares e do CMPM também, mas tudo acabou valendo a pena, porque no dia da prova, mesmo sendo uma prova muito complicada, com pouco tempo pra fazer, consegui dar o meu melhor e no final acabei conseguindo essa medalha de prata e foi uma grande emoção”, contou Álvaro.

 

 

Competição

 

A delegação brasileira que participou da Olimpíada, em um total de 26 delegações, contou com aproximadamente 84 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Eles concorreram, individualmente, em avaliações redigidas em Língua Inglesa.

 

Fotos: CMPM V

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Agradecimentos

 

O CMPM 5 em nome da comandante Jadna Barros agradece o empenho de cada aluno que se esforçou em todos os momentos e deu o melhor nessa competição, o apoio irrestrito dos pais que incentivaram seus filhos para essa conquista, a dedicação dos professores para que esse projeto se tornasse realidade e o apoio do Governo do Estado, parte importante dessa vitória.


 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.