25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
21/11/2020

Amapá entra no 19º dia de apagão com expectativa da volta de 100% da energia e visita de Bolsonaro

Foto: Divulgação

Usinas termelétricas devem entrar em atividade neste sábado (21) para o restabelecimento total e provisório da eletricidade. Presidente da República cumprirá primeira agenda no Amapá após apagão na tarde de sábado.

O Amapá chega neste sábado (21) ao 19º dia de crise energética em 13 das 16 cidades, entre elas a capital Macapá. Foi previsto para hoje o retorno de 100% da distribuição de eletricidade para esses municípios, com a ativação de 45 megawatts de energia proveniente de usinas termelétricas contratadas para suprir a necessidade de consumo.

 

Também está prevista para a tarde deste sábado a primeira visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao estado após os apagões.

 

O estado viveu dois blecautes totais, um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado mesmo que parcialmente, e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas. Há investigações abertas em órgãos federais e estaduais para explicar as causas.

 

Veja também 

 

Negros são 79% das vítimas de mortes causadas por ações policiais

 

Revoltados com morte de homem por seguranças, manifestantes destroem loja do Carrefour após protesto. VEJA VÍDEO

 

Nas últimas 3 semanas, o amapaense conviveu com parte do dia sem energia, já que foi estabelecido um sistema de rodízio e racionamento por regiões. Foi necessário manter novos hábitos em casa e no trabalho, até mesmo porque o cronograma nem sempre era cumprido.

 

Muitos moradores ficaram temerosos com a perda de eletrônicos com os desligamentos e retomadas da luz em horários fora do rodízio. Dormir também foi um privilégio.

 

Num processo de instalação desde terça-feira (17), os 47 geradores movidos à combustível devem ter o início dos trabalhos acompanhado por Bolsonaro. O presidente deve visitar nesta tarde os locais de geração, em subestações da capital e do município de Santana.

 

Os equipamentos termelétricos podem garantir o retorno total do serviço de forma gradual, que deve ser normalizado completamente na quinta-feira (26), segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

Sobre os geradores, o diretor-presidente da distribuidora de energia chamada Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Marcos Pereira, não garantiu o restabelecimento de 100% de imediato do serviço. Para ele, isso dependerá do comportamento do consumidor.

 

"A gente tá falando aí de 45 megawatts acrescidos ao que a gente já tinha. Ele fica ali próximo do que seria necessário, só que, se a gente tiver o consumidor agindo de uma forma muito estressada, usando todos os seus aparelhos de ar-condicionado, usando outros equipamentos no mesmo horário de uma forma a utilizar um consumo muito grande dos seus equipamentos, a gente vai ter que ter um racionamento", falou, em entrevista na quinta-feira (19).


Inicialmente, o governo federal deu prazo de 10 dias para solucionar o problema, o que não aconteceu. Em seguida, a CEA prometeu acabar com o rodízio e retomar a distribuição completa em 26 de novembro.

 

Os geradores vão garantir o abastecimento até que mais dois transformadores da principal subestação do estado voltem a funcionar. E, depois, eles ficam de retaguarda, para evitar novos blecautes.

 

A CEA, que aguarda a ativação dos equipamentos para distribuir essa energia, adiantou que o rodízio será suspenso, mas ainda vão ocorrer interrupções em horários de pico: das 14h às 16h e de 22h até 1h30. O diretor-presidente chegou a pedir paciência, enquanto o problema é resolvido.

 

A Justiça Federal definiu que a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) — responsável pela Subestação Macapá, ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e que pegou fogo no dia 3 de novembro — tem até o dia 25 de novembro para realizar a "completa solução" do problema.


Na Subestação Macapá, há somente um transformador funcionando. Para garantir energia para todo o estado é necessária a instalação de um segundo, que deve ser energizado até o dia 26 de novembro. E ainda, para operar com segurança de reserva de energia, o estado recebe um terceiro transformador enviado de Boa Vista, que deve chegar em dezembro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

O segundo equipamento, que estava em Laranjal do Jari, no Sul do estado, chegou em Macapá na quarta-feira (18), após uma grande operação para o transporte, já que ele pesa cerca de 200 toneladas. Foram mais de 30 horas de viagem de balsa.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.