26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
20/06/2022

Amazônia perde 2 mil campos de futebol por dia em 2022, diz Imazon

Foto: Reprodução

Em cinco meses de 2022, a Amazônia Legal registrou recorde de desmatamento

Apenas nos cinco primeiros meses de 2022, a Amazônia Legal registrou recorde de desmatamento e em 151 dias derrubou 3.360 km² de floresta, conforme aponta levantamento do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) divulgado na última sexta-feira (17). A área desmatada é a maior em 15 anos, e os municípios mais afetados são, respectivamente, Apuí (AM), Altamira (PA), Lábrea (AM), Novo Progresso (PA) e Novo Aripuanã (AM).

 

Com 1.476 km² de floresta desmatada, o último mês de maio também foi o pior maio já registrado desde 2008, ano em que o Imazon passou a monitorar a Amazônia. O estado do Amazonas teve a maior área desmatada e corresponde a 38% do desmatamento total registrado em maio.

 

O coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon, Carlos Souza Jr., alerta para novos recordes nos próximos meses, fato a ser intensificado por causa da seca e das eleições, conforme nota divulgada pela instituição. Segundo o pesquisador, em ano eleitoral as fiscalizações tendem a diminuir e, portanto, há aumento da devastação.

 

Veja também

 

Programa milionário da Defesa não reduziu desmatamento na Amazônia

 

Novo recorde de desmatamento é registrado na Amazônia

 

Em relação à área degradada em maio, o estado de Mato Grosso corresponde a 94% de todo o valor registrado.

 

Os dados foram levantados pelo SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), que se baseia em imagens de satélites e oferece análises mensais sobre o ritmo da degradação e desmatamento na Amazônia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O SAD considera degradação florestal quando há dano decorrente de exploração madeireira ou fogo. Já o desmatamento é analisado quando ocorre corte raso da floresta, sendo as principais causas a pecuária, a agricultura e o garimpo.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.