O documento unifica informações do cidadão e possui maior segurança com os dados pessoais
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a partir do trabalho do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) já emitiu mais de meio milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CINs). A nova CIN unifica informações dos documentos, traz maior segurança com os dados pessoais e possibilita diversos benefícios para a população.
O diretor do IIACM, Mahatma Porto explicou que a CIN é composta por uma tecnologia avançada, possui recursos que dificultam a falsificação, além de integrar informações essenciais.
O novo documento facilita o seu uso em vários serviços públicos e privados, além de contribuir para a modernização do sistema de identificação e oferece maior agilidade e eficiência para os cidadãos do Amazonas.
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“A implantação da CIN faz parte de um processo de modernização e de transformação digital iniciado pelo governo. Ela, por reunir várias informações, viabiliza o uso de tecnologias digitais, fornecendo segurança ao cidadão em relação aos seus dados pessoais e dificultando os mais diversos tipos de fraudes”, explicou o diretor do IIACM, Mahatma Porto.
Outra característica da CIN é que ela dá o perfil ouro aos usuários da plataforma Gov.br, disponibilizando ainda a assinatura de documentos com certificação digital. Além disso, a carteira possui um código de resposta rápida (QR Code), que facilita a checagem da sua autenticidade pela SSP-AM e outras instituições.
MEIO MILHÃO DE CINS
O Amazonas passou a emitir a Carteira de Identidade Nacional em abril do ano passado. Deste período até o final de setembro, 522.333 mil amazonenses já tiveram acesso ao novo documento de identificação nacional unificado. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Mahatma Porto, esse valor indica que o Amazonas já alcançou cerca de 11,67% da população amazonense.
Para chegar a esse quantitativo, o Governo do Amazonas não se limitou em realizar atendimentos. Os serviços oferecidos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) foram levados até o cidadão que mora em locais mais distantes, por meio de ações sociais. Chegou, também, ao amazonense que não pode sair de casa, por meios dos atendimentos domiciliares.
Fotos: Divulgação/SSP-AM e Arthur Castro/Secom
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“O antigo Registro Geral tem validade até 2032, ano em que a Carteira de Identidade Nacional passará a ser exigida obrigatoriamente como documento de identificação. Temos pela frente mais 8 anos para atender a toda a população amazonense. Estamos caminhando bem porque em pouco mais de um ano, já atingimos mais de 10% da nossa população”, frisou Mahatma Porto.