NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
Amazonas multinacional: o que explica um time da Série B ter o maior número de estrangeiros do Brasil
Foto: Reprodução

Clube tem três olheiros espalhados pelo mundo e agora conta com 13 gringos de nove nacionalidades diferentes no elenco: O mercado interno é superaquecido, diz dirigente

Um clube com apenas seis anos, mas que conseguiu uma ascensão meteórica. Esse é o Amazonas, que carrega o nome do Estado e, ao lado de Remo e Paysandu, é um dos três representantes do Norte na Série B do Campeonato Brasileiro. E agora está no topo de um ranking do futebol nacional: o de time com maior número de jogadores estrangeiros no elenco.

 

Além dos acessos seguidos, da Série D até a B em três temporadas, e o título da terceira divisão em 2023, o clube também ganhou notoriedade nos últimos anos no mercado de transferências. A Onça-pintada já teve no elenco atletas como Walter, Ibson, Maikon Leite, Jô, Dentinho, Sassá, entre outros. Agora, mira nos gringos.

 

Após disputar a primeira temporada na Série B no ano passado, o planejamento mudou e a equipe passou a focar em outro mercado. Que, segundo o clube, é mais atrativo. O Amazonas passou a ter o elenco com maior número de estrangeiros no Brasil. São 13 gringos, de nove nacionalidades diferentes. O Grêmio é o segundo no ranking do futebol brasileiro, com 11.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus realiza competição de atletismo na 26ª edição das Municipíadas

 

Luan Silva está na seleção 11ª rodada da Série B do Brasileiro

MERCADO MAIS BARATO

 

Mas o que explica um clube da Série B a ter tanto jogador estrangeiro no time? De acordo com o presidente do Amazonas, Wesley Couto, foi algo que ocorreu naturalmente como solução para um mercado brasileiro considerado inflacionado.

 

— A gente nunca buscou essa alternativa. O primeiro critério foi a questão técnica e, segundo, a questão financeira. O mercado interno é superaquecido por conta de oferta e demanda — explicou Wesley.

 

"O Brasil é um país que exporta muitos jogadores, principalmente da Série B, então acaba criando uma carência, isso inflaciona o mercado interno", analisou o presidente do Amazonas.

 

CHANCE DE SE MOSTRAR PARA O BRASIL

 

Atualmente, o Amazonas conta com jogadores da Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Peru, França, Dinamarca, Guiné Equatorial e Cabo Verde, além do Brasil. O atrativo, de acordo com Wesley Couto, é o próprio futebol brasileiro e a possibilidade de chegar à primeira divisão.

 

Eu tenho certeza que não só o Amazonas é visto como atrativo, mas também o futebol brasileiro, a Série B é uma competição vista por muitos países. Internamente é monitorada pelos clubes da Série A, então esses atletas vislumbram um espaço maior dentro do futebol internacional e também dentro do futebol brasileiro".

 

— Wesley Couto, presidente do Amazonas

 

E COMO O AMAZONAS CHEGA NESSES ATLETAS?

 

A diretoria do clube não fala de valores, mas o presidente chegou a comentar que durante a negociação por um jogador que ainda não havia atuado fora da quarta divisão, um clube chegou a pedir R$ 300 mil pela libração do atleta.

 

A equipe amazonense tem três olheiros espalhados pelo mundo. Não são funcionários do clube, mas são três pessoas que a diretoria trata como de confiança. Nesse momento, que precisou repor jogadores no elenco, a diretoria, através de intermediários e empresários, alcança esses atletas. Todas as tratativas financeiras são feitas somente pelo presidente, Wesley Couto.

 

Normalmente é através do presidente (que os nomes chegam). Então ele passa para o executivo de futebol e para os analistas buscarem essas informações mais a fundo, se o atleta está jogando, porque não está, os números, as características de jogo".


— Igor Oliveira, diretor esportivo do Amazonas

 

— A gente faz essa busca, devolve para ele esse resultado, uma definição final, mostra através de dados o história e o que espera-se do atleta, até mesmo dizendo se é viável ou não, porém, a última palavra é sempre do presidente — disse Igor.

 

O clube contratou jogadores de nove países estrangeiros: Uruguai (três), Argentina (dois), Colômbia (dois), Paraguai, Peru, França, Dinamarca, Guiné Equatorial e Cabo Verde. Mas será que podem ser contratados mais gringos?

 

— Só se for uma contratação pontual. Por enquanto, não tem nada previsto. Aqui se encerra todo e qualquer tipo de contratação. O Amazonas não planeja nesse momento contratar ninguém — explicou Couto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

ESTRANGEIROS TÊM GANHADO ESPAÇO

 

Desde o início da temporada, os estrangeiros têm ganhado cada vez mais espaço no elenco do Amazonas. O que mais atuou no ano foi o volante colombiano Larry Vásquez. Ele esteve em campo em 19 das 26 partidas da Onça em 2025.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.