18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
11/04/2024

Amazonas sedia a 5ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Divulgação/ Sedecti

Evento vai discutir e estabelecer as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte nos próximos dez anos

 O Amazonas sediará a Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação nos próximos dias 18 e 19 de abril. O maior encontro do setor de CT&I ocorrerá no auditório da academia STEM da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://lets.4.events/conferencia-de-ct&i-da-regiao-norte-C23910E9. A solenidade de abertura contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e demais governadores dos outros seis estados da região Norte.

 

O evento é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e estabelecer as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte nos próximos dez anos, marcando um impulso para o desenvolvimento científico e tecnológico em todo o Brasil.

 

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, as Conferências de CT&I, suspensas há 14 anos, representam um marco para este ano e discutirão um plano setorial para 2025 a 2035.

 

Veja também

 

A Lua virou do avesso! Saiba como isso aconteceu

 

Sol zumbi pode destruir a Terra um dia, alertam cientistas

 

“As últimas conferências municipais, estaduais, regionais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorreram em 2010. De lá para cá, foram 14 anos sem discussões sobre CT&I. O presidente Lula, no ano passado, convocou a Conferência Nacional de CT&I, que obviamente é o grande momento que consolida as propostas para a nova política de CT&I, do que ocorreu em todos os estados. Nós temos a presença confirmada de todos os governadores da região Norte e da ministra Luciana Santos”, revela Corrêa.

 

As decisões tomadas durante a conferência regional serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 04 a 06 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

 

O painel de abertura do evento terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e será dividido em quatro eixos temáticos: I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

 

 

CONFERÊNCIA ESTADUAL

 

Em março deste ano, após dois dias de debates, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (CT&I) formulou propostas de políticas públicas que serão apresentadas na conferência regional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Sedecti.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.