26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
23/03/2020

Amazonense 2020 acaba sem o consenso se será cancelado ou encerrado; entenda a diferença

Foto: Divulgação

Medida drástica foi tomada para evitar aglomorações e para prevenir a a propagação da pandemia do coronavírus que afeta Brasil afora

Federação Amazonense de Futebol (FAF) e clubes participantes decidiram, de forma unânime, pelo fim do Campeonato Amazonense de 2020, que inicialmente foi paralisado, antes da bola rolar pela quarta rodada do returno e, nesta sexta, em nova reunião na sede da entidade, ficou resolvido que o torneio não terá um término.

 

A medida drástica foi tomada para evitar aglomorações e para prevenir a a propagação da pandemia do coronavírus que afeta Brasil afora. Até aí tudo bem, mas o problema é que não houve um consenso a respeito da interrupção de uma vez por todas da competição.

 

Isso porque seis clubes (Manaus, Fast, Nacional, São Raimundo, Princesa e Penarol) votaram para cancelar o estadual, enquanto outros dois pediram o encerramento da disputa. Foram eles Amazonas FC e Penarol-AM.

 

Veja também 

 

Primeira etapa do Rio Negro Challenge em 2020 vai testar competidores em provas de 2km,4km e 6km

 

Série C: Manaus opta por mandar seus jogos aos sábados

 

Para tirar qualquer dúvida a respeito dos termos, o GloboEsporte.com explica qual a diferença entre um ponto e outro. Entenda abaixo.

 

Faf e clubes do Amazonas decidem interromper de vez o Amazonense — Foto: Lissandro Windson

Foto: Reprodução

 

CANCELAMENTO DO ESTADUAL


No dicionário, a palavra "cancelar" siginifica eliminar ou riscar (o que está escrito) para tornar sem efeito ou tornar (algo) nulo, sem efeito, sem valor. Ou seja: caso optem pelo cancelamento, os clubes pedem, em outras palavras, a anulação do torneio.

 

Dessa forma, é como se a edição de 2020 nunca tivesse acontecido. Sendo assim, ignora-se as 43 partidas disputas - em dois turnos - até a paralisação, todas as campanhas dos competidores, o título do Gavião no primeiro turno e qualquer coisa que tenha tido relação com a disputa, inclusive taxas de arbitragem, quadro móveis e todos as despesas dos clubes.


ENCERRAMENTO DO ESTADUAL


A opção pelo encerramento, votada por apenas dois dos participantes, em outras palavras siginifica conclusão da disputa. Ou seja: o campeonato existiu e teve um final, mesmo de forma antecipada. Neste caso tudo que foi disputado será levado em consideração.

 

Campeão do primeiro turno, o Manaus FC, por exemplo, terá sua vaga na Copa do Brasil de 2021 garantida, assim como o Amazonas FC, que terminou como líder da classificação geral. A Onça também se garante na Série D do ano que vem ao lado do Penarol, que ficou na terceira colocação na tabela geral.

 

Ficaria a cargo da Federeração Amazonense de Futebol decidir o campeão do torneio, caso decididam homologar algum , assim como os rebaixados. Iranduba-AM, que terminou na lanterna, e Pirncesa, vice-lanterna, disputariam a Série B do ano que vem.

 

DECISÕES COMPLEXAS


Mas é bom deixar claro que o regulamento específico do torneio não prevê que o estadual não tenha um fim. Por conta disso, é complexo definir campeão, assim como os times que vão à Série D e Copa do Brasil, e os que serão rebaixados.

 

Mesmo o Iranduba-AM estando em último, com um ponto, a matemática ainda o permitia sonhar com a manutenção na elite, por exemplo. E o que falar do Princesa, que estava apenas dois pontos atrás do Tufão e ainda faria um confronto direto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

E quem merece mais ser homologado campão. Aquele que venceu o primeiro turno, Manaus FC, o quem liderava a classificação geral até a paralisação, Amazonas FC? Fast e Nacional, por exemplo, merecem ficar fora das competições nacionais por causa de um ponto que os separava do Penarol na tabela? Sempre bom lembrar que ainda faltavam quatro rodadas para o fim do segundo turno.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.