Destaque do time paranaense, que garantiu o título e o acesso inédito à Série B, jogador encerra 2026 com nove gols e oito assistências e celebra o reconhecimento individual.
O atacante amazonense Edison Negueba conquistou mais um importante reconhecimento na carreira ao ser eleito o melhor atacante da Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador também integrou a seleção da competição, organizada pela Sportynet com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após se destacar na campanha do Maringá-PR, campeão do torneio e classificado pela primeira vez para a Série B nacional.
A premiação foi realizada no último sábado (24), após a vitória do Maringá por 2 a 1 sobre a Ferroviária, resultado que garantiu o título com o placar agregado de 3 a 2. Negueba teve participação indireta no primeiro gol da decisão ao cobrar o escanteio que terminou com a finalização de Lucas Bonifácio.
O camisa 7 também esteve presente durante os 180 minutos das duas partidas decisivas, contribuindo para a conquista inédita do clube paranaense. O prêmio representa o primeiro reconhecimento individual desse tipo para o atacante na competição.
Veja também
.jpg)
Manaus confirma permanência de Quintero e chega a 21 atletas anunciados para 2027
Atletas do Amazonas conquistam pódios e garantem prata por equipes em competição de wrestling
“Estou muito feliz por ter conquistado o prêmio. Quero agradecer a todos os meus companheiros e à comissão técnica, em especial ao professor Ivan, que vem me dando confiança desde que chegou. Fico muito feliz por esse reconhecimento e quero agradecer a todos”, declarou o jogador.
A conquista individual acompanha os números expressivos de Negueba em 2026. Em sua terceira temporada pelo Maringá, o atacante disputou 38 partidas, marcou nove gols e distribuiu oito assistências, somando 17 participações diretas em gols.
O desempenho fez do amazonense o jogador com maior número de participações em gols do elenco nesta temporada, superando Ronald Camarão e Caíque Calito. Além disso, Negueba foi o atleta que mais entrou em campo pelo clube ao longo do ano.
Desde que chegou ao Maringá, o ponta-esquerda acumula 110 partidas, 19 gols e 20 assistências. Caso permaneça na equipe em 2027, poderá superar Robertinho, que soma 118 jogos, e se tornar o jogador com mais partidas disputadas pelo clube.
A conquista do título também ganhou um significado especial por ter ocorrido no período em que o atacante completou 26 anos, celebrados em 25 de outubro.
DA BASE AMAZONENSE AO DESTAQUE NACIONAL
Natural do futebol amazonense, Edison Negueba iniciou sua trajetória no São Raimundo. Em 2021, foi vice-campeão estadual pelo Tufão e terminou a competição como um dos principais destaques, com sete gols e cinco assistências em 18 partidas.
O jogador também defendeu o Fast Clube antes de seguir carreira fora do Amazonas. No cenário nacional, passou pelo Confiança-SE e pelo Fortaleza, além de atuar pelo Juventude em 2025, quando teve experiência na Série A do Campeonato Brasileiro.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Agora, com o título da Série C, o acesso à segunda divisão e o prêmio de melhor atacante, Negueba consolida sua evolução no futebol brasileiro e leva o nome do Amazonas ao destaque nacional.