20 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
11/04/2021

Ambulante se recusa a usar máscara, invade calçadão e desafia guardas: 'Atira em mim'

Foto: Reprodução / Facebook

Vídeo publicado por ambulante nas redes sociais mostra parte da confusão com guardas municipais

 Um ambulante de 46 anos se envolveu em uma confusão com guardas civis municipais após passear sem máscara e a utilizar o calçadão da praia, que estava interditado, neste sábado (10), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O homem já havia sido flagrado, em outro dia, arrancando faixas de bloqueio de acesso à orla. Ao G1, ele alega que é 'perseguido' pela Guarda Municipal.

 

A confusão aconteceu na Avenida Presidente Castelo Branco, altura do bairro Caiçara, em frente a praia. Os guardas civis municipais faziam patrulhamento pela orla quando viram o ambulante João Maria Negreiros Marques ultrapassando a barreira de contenção sinalizada por fita zebrada e sem máscara. O homem foi abordado pelos agentes, mas se recusou a seguir as orientações.

 

Os guardas, então, pedem que ele coloque as mãos na cabeça para ser algemado e encaminhado à delegacia por desobediência, mas ele não segue a ordem. No vídeo (veja abaixo), gravado e publicado por ele mesmo nas redes sociais, é possível ver que o ambulante resiste ao pedido dos guardas.

 

Veja também


Tribunal de Justiça do DF quer ouvir advogado que apareceu tomando banho em sessão online. VEJA VÍDEO

Homem é preso após manter cão amarrado em fio e com centenas de carrapatos. VEJA FOTOS

 

O ambulante diz que não irá para a delegacia sem a presença da Polícia Militar e outros guardas chegam para prestar apoio à ocorrência. Ele diz, ainda, que tem dois primos que atuam na Polícia Militar. "Um na Rota [Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar] e outro que está para se aposentar agora", grita.

 

O homem pergunta se os guardas estão "preparados para começar a 'pancadaria' " e bate no peito. "Me prende. Vamos partir para a agressão. Começa, atira em mim", desafia o ambulante, se dirigindo ao guarda que está com uma arma em punho.

 

Uso de máscara


O ambulante ainda argumenta, ao longo da discussão, que não cumprirá nenhum decreto municipal que obrigue o uso de máscaras em vias públicas da cidade. "Decreto não é lei [...], eu cumpro a Constituição Federal", diz, durante a discussão.

 

O decreto estadual 64.959/2020 já tornava obrigatório o uso geral e obrigatório de máscaras desde maio de 2020. A regra vale para espaços públicos, inclusive, transporte por aplicativo, nas 645 cidades paulistas por tempo indeterminado para o combate à pandemia do coronavírus.

 

Em julho do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei federal 14.019/2020 que obriga o uso de máscaras em espaços públicos, transportes públicos como táxis, carros de aplicativos, ônibus, aeronaves e embarcações fretadas.

 

Já em março deste ano, foi sancionada, em Praia Grande, a lei municipal 2019/2021, que determina como obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nas vias públicas do município. Pela lei, quem não usar ou, ainda, quem estiver fazendo o uso incorreto da máscara facial durante deslocamento pelas vias da cidade ou em locais públicos podem levar multa de R$ 500.

 

Arrancou faixas de bloqueio à praia


O mesmo ambulante foi flagrado arrancando as faixas que bloqueavam o acesso à orla de Praia Grande. Ele foi identificado e, por conta disso, responderá por dois crimes. De acordo com a Polícia Civil, será instaurado um inquérito policial por infração de medida sanitária preventiva e dano qualificado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp 

 

O caso aconteceu no dia 3, quando o município havia determinado o fechamento das praias e do calçadão para o acesso de banhistas, assim como ambulantes e surfistas. Dois dias depois, ele foi flagrado jogando as faixas retiradas em uma lixeira de concreto e foi identificado. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público, e a pena a ser cumprida será estabelecida pelo juiz.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.