26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
21/08/2019

Análise: Grêmio domina posse de bola, mas cria pouco e esbarra na marcação do Palmeiras

Foto: Reprodução

Melhores momentos: Grêmio 0 x 1 Palmeiras pela Taça Libertadores da América

A vida do Grêmio está mais complicada na Libertadores. A derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na gélida noite desta terça-feira, na Arena, traz uma carga de responsabilidade enorme para o duelo da próxima semana, no Pacaembu. Embora o elenco esteja acostumado a carregar tamanho peso, precisará ser mais agressivo para reverter o placar e se classificar à semifinal.


O time tem mostrado pouco ímpeto ofensivo. Prefere um estilo mais cadenciado, mas que exige certa dose de paciência e também de criatividade para fazer o adversário ceder espaços. Desde a volta da parada, foram 11 jogos e 16 gols marcados, média de 1,45 por partida. Algo que voltou a ficar evidente contra o Palmeiras, especialmente imbuído em não ceder qualquer centímetro próximo da área.

 

O resultado foi um time com muito mais posse de bola - 70% do tempo - e com o caminho dos lados do campo, justamente o que parecia querer Felipão. Os cruzamentos, quando passavam a primeira barreira, eram sacados por Luan, Gustavo Gómez e Bruno Henrique.

 

Ataque do Grêmio teve pouquíssimo espaço â?? Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

 

As tentativas próximas da meia-lua encontravam pés adversários. Nenhuma chance clara para os azuis em 90 minutos.

 

- Têm dias que as coisas não vão dar certo como costumam dar para o Grêmio. Não fomos tão bem, mas o Grêmio jogou bem. Talvez o que tenha faltado tenha sido um pouco mais de finalizações. Isso a gente sabe que precisa melhorar - admitiu Renato depois da partida.

 

 


O repertório do Grêmio se repetia. Jogo pelo lado esquerdo, com Everton na tentativa individual ou passe para Juninho Capixaba, sempre o mais aberto do time, em profundidade. Em nenhum momento, por exemplo, houve uma inversão disso para o atacante, geralmente mais rápido e habilidoso, tentar a jogada em velocidade para a linha de fundo e quebrar as linhas.

 

O Tricolor afunilou o jogo e acabou amarrado. Contra um time muito físico, como disse Kannemann antes da partida, a troca de passes rápida na entrada da área poderia gerar espaços para os atacantes. Luciano e Diego Tardelli entraram para mudar o panorama, mas o cenário se manteve igual.

 

Renato Gaúcho em derrota do Grêmio para o Palmeiras â?? Foto: Wesley Santos/Press Digital

Foto: Wesley Santos/Press Digital

 

- A gente vai ter que se preparar melhor, porque faltou o último passe. A gente estava criando, com passe entre linhas, volume de jogo, posse de bola no campo deles, mas faltou mesmo finalização. Vamos trabalhar bem para fazer um grande jogo lá em São Paulo - opinou Matheus Henrique.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

 

Com a derrota, o Grêmio precisa vencer o Palmeiras no jogo de volta para se classificar às semifinais da Libertadores. Se devolver o placar da Arena, a decisão vai para os pênaltis. Em caso de vitória por um gol de diferença a partir de 2 a 1, garante a classificação.

 

O segundo encontro das quartas de final ocorre na terça-feira da próxima semana, no Pacaembu. Antes, o Tricolor recebe o Athletico-PR pelo Brasileirão, no sábado, às 17h, na Arena, com reservas. A reapresentação ocorre na tarde desta quarta, no CT Luiz Carvalho. 

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.