26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/08/2022

Andar por 2 minutos depois de comer pode prevenir diabetes, diz estudo

Foto: Reprodução

Pesquisadores sugerem que fazer caminhadas rápidas depois das refeições faz com que o açúcar no sangue seja usado como energia para músculos

Uma revisão de pesquisas feita por cientistas irlandeses indicou que fazer caminhadas rápidas após as refeições pode auxiliar na prevenção da diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, é entre 60 e 90 minutos depois de comer que os níveis de açúcar no sangue estão no pico, e andar por pelo menos dois minutos nesse período seria suficiente para diminuir a concentração da glicose.

 

A explicação seria que o exercício faz os músculos usarem o açúcar disponível no sangue para produzir energia. Os pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, indicam que o ideal é andar por 15 minutos, mas mesmo dois a cinco minutos de caminhada já apresentariam benefícios.

 

“Essa quantidade de tempo é mais prática durante o dia. Afinal, as pessoas não vão se levantar e caminhar em uma esteira ou correr no escritório onde trabalham, mas podem sair para pegar um café ou dar alguns passos no corredor”, afirma o autor principal do levantamento, Aidan Buffey, ao Daily Mail.

 

As conclusões foram obtidas após a análise de sete artigos que comparavam os efeitos de ficar sentado, de pé ou caminhando para a saúde do coração. Os níveis de insulina e de açúcar no sangue dos voluntários também foram estudados.

 

Em cinco das pesquisas analisadas, nenhum dos participantes tinha pré-diabetes ou diabetes. Nas outras duas, algumas pessoas tinham a doença. Os voluntários deveriam ficar de pé ou caminhar de dois a cinco minutos a cada meia hora, ao longo do dia.

 

Em todos os casos, o resultado foi que mesmo as caminhadas curtas são suficientes para melhorar os níveis de açúcar no sangue, comparadas a manter-se sentado. Participantes que andaram tiveram seus níveis de açúcar no sangue gradualmente reduzidos após atingirem o pico.

 

Até a oscilação mais sutil do açúcar no sangue é importante para pacientes com diabetes, e também é associada ao desenvolvimento da diabetes tipo 2.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ficar de pé também ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue — porém, o melhor resultado foi em pessoas que caminharam, já que a ação requer mais integração ativa dos músculos.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.