26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/04/2021

Índia é o terceiro país a registrar mais de 100 mil novos casos de Covid por dia, depois de EUA e Brasil

Foto: Reprodução

Apesar de ser o maior fabricante de vacinas do mundo, país imunizou pouco mais de 5,6% de seus 1,36 bilhão de habitantes até o momento

A Índia relatou um aumento recorde de infecções de Covid-19 nesta segunda-feira, tornando-se o terceiro país depois dos Estados Unidos e do Brasil a registrar mais de 100 mil casos em um dia.

 

Os hospitais de Maharashtra, o estado indiano mais afetado pela pandemia, estão ficando sobrecarregados de pacientes. Sede da capital comercial do país, Mumbai, e de numerosas indústrias, Maharashtra relatou um recorde de 57.074 novos casos em um dia.

 

As infecções diárias no país aumentaram cerca de 12 vezes desde que atingiram seu menor número, no início de fevereiro, quando as autoridades flexibilizaram a maioria das restrições e as pessoas praticamente pararam de usar máscaras e de obedecer o distanciamento social.

 

Veja também

 

Johnson anuncia reabertura de lojas, academias e pubs na Inglaterra

 

Putin promulga lei que permite sua reeleição até 2036 na Rússia

 

Com 103.558 novas infecções em um dia, a Índia acumula 12,6 milhões de casos, a cifra mais alta depois dos EUA e do Brasil, como mostram dados do Ministério da Saúde. As mortes aumentaram em 478, ainda uma das menores taxas de mortalidade do mundo, elevando o total a 165.101.

 

Na semana passada, a Índia registrou o maior número de infecções do mundo. Variantes mais infecciosas do vírus podem ter desempenhado um papel na disparada, dizem epidemiologistas.

 

— A nova variante, ou variantes, provavelmente explicam muito disso, ao invés de uma explicação simplista de comportamento — disse Rajib Dasgupta, chefe do Centro de Medicina Social e Saúde Comunitária da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi.

 

A Índia já registrou centenas de casos de variantes do vírus detectadas pela primeira vez no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil.

 

Covid-19:Desigualdade e concentração de vacinas em países ricos ameaçam adiar fim da pandemia

 

Subhash Salunke, um ex-funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aconselha o estado de Maharashtra sobre sua estratégia contra a Covid-19, disse que os casos no estado continuarão a aumentar por mais algumas semanas, e que uma saída seria vacinar todos os adultos nas cidades mais atingidas, como Mumbai, Pune e Nashik.

 

— Se começarmos a fazer isso, até o final de abril veremos uma tendência de queda — disse.

 

Maior fabricante mundial de vacinas, o país aplicou 77 milhões de doses desde o início de sua campanha de imunização em meados de janeiro, o terceiro maior número do mundo, depois dos Estados Unidos e da China.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

A taxa de vacinação per capita da Índia, no entanto, é mais baixa do que em muitos outros países, incluindo a da populosa China, que começou a aplicar vacinas em seus cidadãos muito antes. Dos cerca de 1,36 bilhão de habitantes do país, pouco mais de 5,6% foram vacinados até o momento.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.