28 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/07/2022

Anestesista utilizou remédios que não costumam ser usados em partos

Foto: Reprodução

Medicamentos Propofol e Ketamina utilizados pelo anestesista para sedar pacientes são exceção em partos sem intercorrências

O médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, preso em flagrante após estuprar uma paciente durante o parto, utilizou dois medicamentos que são raramente usados para anestesiar gestantes em cirurgias cesarianas.

 

De acordo com o relato de testemunhas à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Giovanni Bezerra administrou o Propofol e a Ketamina, ambos sedativos, nos três procedimentos que realizou no domingo (10/7).

 

Os efeitos dos medicamentos chamaram a atenção dos profissionais de saúde onde o anestesista trabalhava, pois as parturientes ficavam praticamente desacordadas durante o parto.

 

Veja também

 

Mulher estuprada por anestesista ainda não sabe do crime, diz delegada. VEJA O MOMENTO DO ESTUPRO. TUDO FILMADO

 

Vídeos mostram o momento em que anestesista preso estupra grávida durante cesárea. VEJA AS IMAGENS

 

“A intenção é de que a mãe sempre fique acordada durante o parto, mesmo na cesariana. Os sedativos são administrados quando a anestesia peridural, usada nesse tipo de parto, começa a passar, ou quando a mulher tem crise de ansiedade depois que o bebê nasce. Apesar de as medicações utilizadas pelo anestesista serem seguras, a utilização delas não é comum”, explicou o médico Renato Sá, vice-presidente da Associação de Ginecologista e Obstetrícia do Estado do Rio.

 

O Propofol é um anestésico intravenoso, utilizado para deixar o paciente inconsciente ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos. De acordo com a bula, o Propofol é um agente de curta ação, e começa a agir cerca de 30 segundos após a aplicação. De acordo com Renato Sá, a superdosagem desse medicamento pode acarretar diminuição da frequência cardiorrespiratória, levando até mesmo à intubação da paciente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Ketamina tem indicação semelhante. Segundo a bula do medicamento, o efeito anestésico é de curta duração, de 5 a 10 minutos. Quanto maior for à dose administrada, maior será o tempo de recuperação completa do paciente. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.