21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
02/04/2024

Anielle Franco se filia ao PT e agita disputa pela vice-prefeitura do Rio de Janeiro

Foto: Ricardo Stuckert

Filiação ao partido contará com a presença de Lula e Janja; ministra também é cotada como vice em chapa com Eduardo Paes

Nesta terça-feira (2) a ministra Anielle Franco se tornará oficialmente membro do Partido dos Trabalhadores (PT) em uma cerimônia que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela da Silva. Anielle é considerada uma forte candidata para vice-líder na chapa liderada pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que está concorrendo à reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD).

 

A filiação de Anielle Franco ao PT aumenta a disputa pelo cargo de vice-prefeita na chapa de Paes. No entanto, mesmo com esforços para confirmar Anielle como indicada, existem discordâncias dentro do PT e do PSD sobre sua nomeação. A adesão da ministra da Igualdade Racial ao PT é vista como uma tática para fortalecer a presença do partido no cenário político do Rio de Janeiro, considerando sua conexão familiar com a vereadora Marielle Franco, que foi tragicamente assassinada em 2018.

 

Anielle é conhecida por sua atuação no Ministério da Igualdade Racial e emerge como uma personalidade de destaque para vários grupos partidários. A ministra, no entanto, tem se mantido reservada diante das conjecturas sobre sua potencial candidatura à vice-prefeitura, reiterando seu compromisso com o empoderamento das pessoas negras e das periferias no processo eleitoral. A cerimônia de filiação da ministra ocorrerá às 18h no Circo Voador, situado na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

 

Veja também 

 

Pai de Mauro Cid usou estrutura de agência brasileira nos EUA para ir a acampamento golpista, diz site

 

Justiça suspende pagamento de R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão, suspeito de mandar matar Marielle

De acordo com o perfil da ministra nas redes sociais, a chegada ao PT “é o resultado de uma trajetória de luta, indignação e esperança. A transformação do luto em luta é parte da história de tantas e tantos nós”, escreve ela, que afirma hoje ser “mais uma etapa contínua nessa luta, alinhada aos princípios, valores e agenda do maior partido de esquerda da América Latina.”

 

Anielle Franco se filia ao PT, acirrando disputa por vice de Paes

 Foto: Reprodução

 

Ainda que Paes esteja contando com o suporte de Lula na corrida eleitoral, a decisão sobre quem será o vice-prefeito em sua chapa permanece indefinida. Setores apoiam a ideia de uma chapa sem alianças externas, chamada de “puro-sangue”, sustentando que, se Paes for reeleito, ele será o candidato do PSD para o governo estadual. Nesse cenário, o vice-prefeito eleito em 2024 assumiria a prefeitura dois anos depois. Para esses membros do PSD, ganhar a eleição e passar o controle do Rio para um partido diferente não seria uma opção.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Outros nomes considerados para compor uma chapa única com Paes incluem o deputado federal Pedro Paulo, que também é presidente estadual do PSD; Daniel Soranz, secretário de Saúde e deputado federal licenciado; e Claudio Caiado, deputado estadual. 

 

Fonte: O Poder360

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.