04 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
02/10/2020

Anitta: 'Decidi parar de criar expectativa, eu trabalho para o meu prazer'. VEJA FOTOS

Foto: Fernando Tomaz

Anitta

É inegável que Anitta, a garota de Honório Gurgel, no Rio, tem o mundo nas mãos. A cantora de 27 anos de idade caminha para a consolidação de um trabalho de longos anos - bem antes do lançamento de Kisses, em 2019 - para conquistar seu espaço no concorrido mercado internacional. Estrela da capa da Quem, Anitta bateu um papo cronometrado via vídeo com nossa reportagem, no qual falou sobre planos futuros, cancelamento na web, caráter e até de política.

 

A busca por um lugar ao sol em terras estrangeiras começou, com moderado êxito para nossos padrões, lá atrás, em 2017, mas tornou-se muito notória este ano, na divulgação de Me Gusta, seu single com Cardi B e Myke Towers, cercado por uma agenda bastante intensa de compromissos. Anitta já participou do talk-show de Jimmy Fallon, um dos maiores apresentadores dos EUA, e deu dezenas de entrevistas para veículos internacionais, entre eles Time, V Magazine, Escena e Fault Magazine. No Brasil, fez uma notória performance no MTV Miaw e deu as caras em lives de grandes sites - por pouquíssimo tempo no ar, claro, como uma estrela internacional faria. Além da nova música, Anitta foi indicada ao Grammy Latino com Rave na Favela e fez sua estreia na Billboard Hot 100, uma das paradas musicais mais importantes dos Estados Unidos.

 

Todo esse trabalho chama a atenção do público gringo (e do Brasil também) para o seu próximo álbum, Girl From Rio, que deve ser lançado em 2021 com músicas apenas em inglês e espanhol - mas, como ela garante, com total mistura de ritmos brasileiros e a roupagem da nossa cultura.

 

Veja também

 

Depois de estreia em parada americana, Anitta diz: ‘Eu era proibida em diversas festas’. VEJA FOTOS

 

Anitta revela situação constrangedora em entrevista após quase mostrar demais

"Até agora eu ainda estava preparando um terreno para ser aceita [no mercado internacional] com esses novos ritmos. São sonoridades que a galera não está acostumada lá fora, como o funk, um pagodão. Tem que ser feito de passinho em passinho, assim como eu fiz aqui no Brasil. Eu comecei fazendo uma coisa meio pop e hoje já coloco minha cara em vários ritmos. Primeiro, eu precisei falar a língua deles, no ritmos deles, para, depois, apresentar as coisas do Brasil. Não dá para chegar com o pé na porta, não ia conseguir nada [desse jeito]", explica Anitta.

 

Anitta (Foto: Fernando Tomaz)

 

Gravado em Salvador, na Bahia, Me Gusta já passa dos 30 milhões de views no YouTube. Mas acostumada a fabricar hits, Anitta diz que não cria mais expectativas com o futuro da carreira. Trabalha, segundo ela, por prazer. Sua nova mentalidade para encarar cada fase do voo internacional veio com o amadurecimento pessoal e a percepção de que sua saúde mental deve ser prioridade.

 

"Conversei com amigos famosos e muitos deles estavam passando por momentos de depressão, com crises de ansiedade. Eu já passei por isso também, estava entrando em coisas assim. Sei que isso se dá muito porque estamos sempre querendo mais e mais. Eu tenho 27 anos. Se alguém falasse, 10 anos atrás, que eu cantaria com a Madonna [seria inacreditável]... Se eu ficar esperando mais, vou acabar colocando pressão na minha cabeça. Decidi parar de criar expectativa, eu trabalho para o meu prazer. Sou muito simples nos meus desejos, nas coisas que gosto e faço. Financeiramente está tudo ótimo, não preciso me matar de trabalhar. Se acontecer algo mais incrível, ótimo. Se não acontecer, também será incrível e é isso."

 

Apesar da confiança, Anitta diz que não deixa de ter receio com o tamanho que sua carreira está tomando. A cantora conta que faz questão de deixar a família e os amigos por perto para que mantenha os pés firmes no chão.

 

Anitta (Foto: Fernando Tomaz)

 

"Tenho muito medo de mudar meu jeito de ser. As pessoas têm uma imagem muito diferente do que realmente sou. Elas falam: 'Eu não esperava que você fosse assim, eu achava que você era assado'. Todo mundo, quando me conhece, fala: 'Caraca. Achava que você era diferente'. Isso me deixa feliz porque significa que eu continuo sendo a pessoa que eu sempre fui e tenho medo de deixar de ser. Por isso eu sempre tento me cercar da minha família, de pessoas que me dizem a verdade na cara, sabe? Tento me deixar mais próxima possível do meu passado, mantendo os pés no chão. Trabalho para que eu continue mentalmente igual. Que eu evolua, mas siga com a mesma essência.

 

Em outubro de 2017, quando Anitta estrelou a capa de aniversário de 17 anos de Quem, ela trabalhava na divulgação de Paradinha, ainda era casada com Thiago Magalhães e cuidava de todos os aspectos de sua carreira. Três anos depois, ela - que está solteira, mas nunca sozinha - diz que se sente dona de si e celebra ter mais tempo para fazer as coisas que gosta, como aprender novas línguas, aulas de piano e gastronomia, por exemplo.

 

"Sou muito mais independente emocionalmente. Sou muito bem resolvida. Antes, eu tomava cada decisão e era muito cansativo olhar cada contrato, cada papel. Desde o ano passado, já não sou mais essa pessoa. Faço parte de apenas algumas estratégias agora. Estou ótima assim, porque tenho mais tempo para mim", explica.

 

Anitta (Foto: Fernando Tomaz)

 

Em tempos de cancelamento de artistas nas redes sociais, quando as críticas e o apontamento de erros transformam-se em um linchamento virtual, Anitta - que já foi "cancelada" várias vezes - diz não se importar com o tribunal da web e conta que está pronta para assumir os erros que possa vir a cometer. Recentemente, ela foi acusada de racismo por republicar uma montagem feita por um internauta com a presença de Ludmilla - que ela afirmou posteriormente não perceber se tratar da cantora -, criticada por viajar durante a pandemia de coronavírus e também por seguir Felipe Prior, ex-participante do BBB20, acusado de estupro pouco tempo depois de sair do programa.

 

"Não estou nem aí se vou ser cancelada ou não. Se eu for, o problema é de quem estiver perdendo tempo com isso! Vou gastar o meu tempo com coisas mais importantes. Não é da minha preocupação. Sou muito certa de quem eu sou, do meu caráter, dos meus princípios. Óbvio, eu não estou livre de errar, vou cometer erros até o fim da minha vida, todo mundo é assim. Mas se for me preocupar cada vez, [se vou] cometer um erro ou não, vou deixar de viver e isso não tem nada a ver comigo. Vou continuar vivendo tentando ser o mais correta possível dentro do que acredito, com caráter e respeito ao próximo. Caso eu faça qualquer coisa que não seja bacana, estou pronta para assumir meus erros, como sempre."

 

Exemplo disso é que, ao enfrentar críticas por não se manifestar com frequência sobre a situação política no Brasil, ela optou por mudar a postura quando passou a entender a importância de sua voz para o debate público.

 

Anitta (Foto: Fernando Tomaz)

 

"Só percebi [que eu precisava] quando as pessoas começaram a me cobrar. Não sabia que era necessário, nunca tinha visto isso fazer parte do trabalho do artista. Eu não entendia absolutamente nada [de política] e eu detesto ser leiga nas coisas que eu vou falar, quando vou dar minha opinião, principalmente porque todo mundo adora pegar no meu pé. Se eu me meto em algum assunto, as pessoas testam meu conhecimento até o fim. Sou ariana, odeio perder uma discussão, amor", diz Anitta, que passou a fazer lives no Instagram com a amiga e advogada, Gabriela Prioli, abordando temas políticos e abrindo espaço para o aprendizado dela e de quem a segue.

 

"Assim que me senti um pouco mais entendida para usar a minha voz, me posicionei. Diferentemente do que quem adora me alfinetar fala, foi antes dos resultados das eleições [que ela começou a estudar o assunto]. Mas não acho que eu poderia mudar o destino de alguma coisa. Entendo que eu tenho o poder hoje de fazer as pessoas se interessarem, estudarem e etc. É por isso que eu me meti e fiz tanta questão de fazer isso na quarentena. Mas não sou a rainha do mundo, gente. Eu faço o que está ao meu alcance e com sabedoria. Não dá para sair que nem uma maluca só porque os outros estão me pedindo. Só faço o que me dá vontade, quando me sinto segura e sei que vou sustentar aquilo até o fim."

 

Em 2020, Anitta também lidou com o vazamento de áudios antigos - de quase 10 anos atrás - e a ameaça de ter mais conteúdos que, supostamente, poderiam comprometer sua carreira. A polêmica foi tanta que ela tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por dias seguidos. Questionada se os acontecimentos mudaram a forma de se relacionar com as pessoas, a cantora nega e cita a personalidade da mãe, Miriam Macedo.

 

Anitta (Foto: Fernando Tomaz)

Fotos: Fernando Tomaz

 

"Não mudei minha maneira de ser. Esse tipo de coisa sempre aconteceu comigo. Costumo dizer que não me daria conselho algum [para a Anitta do começo da carreira], porque eu acho que as coisas têm que acontecer para você aprender. Mas, se fosse para dar obrigatoriamente um [conselho], ele seria para não confiar tanto nas pessoas. É o que eu falo para a minha mãe… Ela é muito de se isolar, não gosta de fazer amizades, não se abre. É assim desde quando se separou do meu pai [Mauro Machado, mais conhecido como o Painitto], então tem bastante tempo. Eu falo para ela que prefiro sair por aí vivendo. Não quero deixar de conviver socialmente porque eu posso quebrar a cara. Vou em frente, quebro a minha cara, aprendo, quebro de novo. Faz parte da vida."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Para os próximos anos, Anitta diz que planeja muito ser mãe e também prevê uma pausa na carreira para dedicar-se à família que ainda vai construir. Perguntada sobre o que deseja passar para os filhos - adotados ou biológicos -, ela ressalta os ensinamentos dos pais. "Nunca passar por cima de ninguém. Sempre acreditar no que você tem vontade, sempre se esforçar, sempre ter a família e o caráter em primeiro lugar. Nós todos somos muito simples nas nossas vontades. A gente não mede o valor e a importância de ninguém pelo que elas têm e, sim, pelo o que elas são com a gente e com os outros. São valores muito importantes."

 

Globo/Quem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.