19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
21/10/2021

Aniversário de 352 de Manaus terá mais de 40 artistas em 22 horas de festa no Sambódromo

Foto: Reprodução

Marcely Gomes / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, nos dias 22, 23 e 24/10, a partir das 18h, no Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), no Dom Pedro I, Zona Oeste, o Aniversário de 352 de Manaus. A programação, que conta com a volta do “Boi Manaus”, terá 22 horas de duração e contará com mais de 40 artistas locais, além de homenagens aos agentes de saúde, de inumação e funerários.

 

O acesso às festividades será mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), limitado a três mil pessoas por noite, sendo maiores de 12 anos de idade. É necessário estar com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, e ainda apresentação obrigatória de teste apontando negativo para a doença, para aqueles que tomaram a vacina há menos de 15 dias até a data do evento comemorativo.

 

A programação, que contempla ritmos variados, do gospel ao tradicional boi-bumbá, contará com mais de 40 artistas se revezando em dois palcos: o Rio Negro e o Rio Solimões, totalizando 22 horas de diversão, somando os três dias da festa.

 

Praia da Ponta Negra tem anfiteatro iluminado em adesão ao ‘Outubro Rosa’

 

Escadaria em concreto garante segurança para 300 famílias no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus

 

PROGRAMAÇÃO – MANAUS 352 ANOS

 

Boi Manaus

 

Em sua 23ª edição, o Boi Manaus receberá nomes como David Assayag, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Arlindo Neto, Márcia Siqueira, Klinger Júnior, Prince do Caprichoso, Carlos Batata, Boi-Bumbá Corre-Campo, Boi-Bumbá Garanhão, Boi-Bumbá Brilhante, entre outros.

 

Nesta edição, após reunião com os artistas de toadas, ficou acordado que seria considerada a programação da última vez em que foi realizado o “Boi Manaus”, em 2019. Nos três dias, a festa terá início às 18h.

 

A abertura do primeiro dia de evento será com os artistas do “The Voice”, Davi Lucas, seguido por Raylla Araújo e Izabelle Ribeiro. Depois, a música gospel ganha o palco com a apresentação de bandas do segmento artístico.

 

Ainda no dia 22 acontecerá uma homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, e os agentes de saúde, de inumação e funerários são destaque.

 

Na virada do dia 23 para o dia 24, data do aniversário de Manaus, será cantado os parabéns à cidade nas vozes de Sebastião Júnior, Márcia Siqueira, Prince do Caprichoso e Mara Lima, com queima de fogos e bolo cenográfico.

 

Prevenção e cuidados

 

O local do evento conta com estrutura suficiente para manter o distanciamento necessário e seguir todos os protocolos apontados pelos órgãos de saúde. Não será permitida a entrada de pessoas sem comprovação do esquema vacinal completo, tão pouco sem o teste apontando negativo para a doença, nos casos de aplicação da segunda dose com menos de 15 dias.

 

Outras atividades

 

No pacote artístico-cultural em comemoração aos 352 anos de Manaus, o público também pode conferir a mostra indígena “Meu Povo”, que conta com pesquisa e curadoria do doutor em antropologia cultural João Paulo Barreto Tukano e da artista plástica, Monik Ventilari, e tem por objetivo resgatar a história e costumes de nossos ancestrais, por meio da exposição de artesanatos, cestarias, quadros, esculturas orgânicas e objetos entalhados.

 

Ela está aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 16h, no Centro Cultural Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, Centro Histórico de Manaus. É necessário agendamento prévio pelo site do Concultura (concultura.manaus.am.gov.br).

 

A programação de aniversário da cidade de Manaus conta ainda com a reabertura de equipamentos culturais, como o Pavilhão Universal, localizado na praça Tenreiro Aranha, Centro, que está abrigando a exposição “Reflexos do Cotidiano”, do artista plástico Arnaldo Garcês. A visita ao local é livre, e acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 27 de outubro.

 

Acesso da imprensa

 

Os profissionais de imprensa que queiram cobrir o evento deverão informar pelo e-mail comunica.manauscult@gmail.com, o nome completo, CPF, função e veículo de comunicação. Os pedidos de credenciamento serão limitados a três profissionais de imprensa por TV, dois profissionais de imprensa por site, dois profissionais de imprensa por jornal impresso e um profissional de imprensa por rádio.

 

Trânsito e transporte

 

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) vai realizar o controle viário de trânsito nos dias de realização do Boi Manaus 2021, nas áreas próximas ao sambódromo.

 

Cerca de 60 agentes de trânsito vão monitorar as vias e orientar os motoristas sobre estacionamentos e circulação. O monitoramento será de 16h às 3h, durante os três dias de evento.

 

As avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil não serão interditadas, os agentes vão apenas isolar duas faixas, para permitir o embarque e desembarque de passageiros e a circulação de pedestres, próximo ao local do evento.

 

A circulação dos ônibus nos dias do Boi Manaus será até a 0h, sendo que a frota vai circular normalmente de acordo com a programação do dia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Estacionamentos

 

A alameda do Samba e a avenida Belmiro Vianez serão destinadas para estacionamento do público geral. Já na avenida Flaviano Limongi, só poderão estacionar os veículos com condutores credenciados pelo evento. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.